Em Campina Grande: colunista do ParaibaOnline lança livro de contos e crônicas

O professor Jurani Clementino, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba e colunista do ParaibaOnline, lança nesta quinta-feira (25), o livro Viver é preci(o)so, uma coleção de contos e crônicas produzidos durante o período da pandemia da Covid 19 – (2020-2022). São breves relatos reais e ficcionais de causos vividos e imaginados naquele longo período de dois anos. As histórias são contadas de maneira didática, com linguagem acessível e de forma breve, o que facilita a compreensão de todo tipo de público.

Para o escritor Jurani, o título faz um trocadilho entre o quanto é preciso – necessário, difícil, complicado, arriscado viver; juntamente com a preciosidade que é estarmos vivo. O quanto é bom acordar todos os dias. “Ninguém quer morrer. Viver é uma necessidade do ser humano, embora às vezes seja complicado, como foi naquele período da pandemia da Covid-19. Ali nós tivemos a dimensão do quanto a vida é algo sagrado e, ao mesmo tempo, algo passageiro. A todo momento estávamos com medo da morte, como se ela estivesse rondando as nossas casas, passeando pelas nossas ruas, invadindo as residências”.

“Portanto, o livro reflete sobre isso. Mostra ainda através de pequenos textos, como as pessoas enfrentaram aquele misto de medo da morte e necessidade da vida. O cuidado com o outro, os riscos em sair de casa, as rotinas todas elas alteradas e até as leis e decretos que eram burlados em nome da “vida normal”, ainda que isso pudesse custar a vida de alguns. É um livro leve. Uma declaração de amor à vida”.

Os lançamentos acontecem nessa quinta, às 14h30, no Mercado Público Municipal do distrito de Galante, durante a Festa Literária Integrada de Galante, e às 19h no Instituto Histórico de Campina Grande, que fica localizado na sede da Biblioteca Municipal no centro da cidade.

O livro Viver é preci(o)so está entre as obras literárias contempladas, em Campina Grande, pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Município.

Sobre o autor
Jurani O. Clementino é Jornalista e Pedagogo. Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Cultura e Literatura. Professor Universitário, Escritor e Membro da Academia de Letras de Campina Grande – ALCG. Vencedor do Prêmio Literário José Lins do Rêgo 2023, na categoria Crônica, e do Concurso Nacional de Crônicas da Livraria Cultura, 2017. Tem uma coluna semanal na Rádio Cultura de Várzea Alegre, CE e escreve no portal de notícias ParaibaOnline.

Outras obras
Autor dos livros: Zé Clementino: o “matuto” que devolveu o trono ao Rei (Biografia, Latus EDUEPB 2013-2019); Forró no Sítio (Crônicas, 2018); Memórias Sertanejas (Crônicas, 2019); Fazendo a Festa (Pesquisa de Doutoramento, EDUEPB, 2019); Meus Quintais (Crônicas, 2023) Veredas e Fantasmas (Crônicas, 2023); Viver é Preci(o)so (Crônicas, Papel da Palavra, 2024) e Poemas, poesias, cordéis (poesia, Latus EDUEPB, 2024, este último inda a ser lançado)

 

Siga nosso Instagram: @paraiba_online

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

 A mais recente vitória se deu com a promulgação da Emenda Constitucional nº

Próximo
Turismo junino: quase 35 mil pessoas desebarcaram em Campina Grande durante mês do Maior São João do Mundo

Turismo junino: quase 35 mil pessoas desebarcaram em Campina Grande durante mês do Maior São João do Mundo

As festas de São João bem representadas em toda Paraíba atraíram para Campina

Você também pode se interessar
Fonte-+=