Neste domingo (12), eleitores de Boqueirão e Mãe D’Água vão às urnas em eleições suplementares para preenchimento de vagas na Câmara de Vereadores. Em Boqueirão, a escolha é para 11 vereadores, enquanto em Mãe D’Água são nove. O pleito foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após a cassação de mandatos de parlamentares por fraudes na cota de gênero.
Boqueirão teve o mandato de cinco vereadores do Partido Social Democrático (PSD) e três do Progressistas (PP) cassados em julho deste ano pelo TRE-PB. A decisão apontou fraude à cota de gênero devido à inclusão de candidatas fictícias nas Eleições 2020. Com a anulação de mais da metade dos votos para vereador no município, o Código Eleitoral determina a realização de um novo pleito. A cidade conta com 15.239 eleitores aptos.
Em Mãe D’Água, o partido Republicanos também lançou candidaturas femininas fictícias, resultando na convocação de novas eleições para preencher as nove vagas na Câmara. Com 3.784 eleitores aptos, o município realiza o pleito em 17 seções eleitorais distribuídas em quatro locais de votação.
A votação, que se estende até as 17h, é uma oportunidade para os eleitores dessas localidades exercerem seu direito democrático e escolherem novos representantes para o Legislativo municipal.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM