Neste domingo (6), o Brasil realiza as eleições municipais de primeiro turno. Para garantir a total atenção ao processo de votação, não ocorrerão partidas de futebol nem outros eventos esportivos no país.
Em anos eleitorais, as rodadas dos campeonatos brasileiros, de todas as divisões, são antecipadas. A cada dois anos, os brasileiros vão às urnas para escolher candidatos. Em 2024, os eleitores vão definir cidadãos para os cargos de prefeito e vereador.
Eleições 2024: eventos esportivos são paralisados em dias de votação
Atualmente, não há nenhuma legislação que proíba a realização de jogos de futebol nos dias de votação. No entanto, existe o risco de aglomerações e manifestações em apoio a candidatos, o que é vedado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para evitar esse tipo de situação, a CBF e os clubes optam por suspender as partidas.
É importante destacar que essa prática já ocorre desde as primeiras eleições após a reinstauração do sistema presidencial no Brasil. Em 2024, a 29ª rodada do Brasileirão foi antecipada e teve início na última quinta-feira (3).
Além dos jogos da primeira divisão, as outras séries também não terão partidas no domingo. O Botafogo-PB, por exemplo, encerrou sua participação no quadrangular do acesso da Série C neste sábado, enfrentando o Remo no Almeidão.
É sempre bom ressaltar que o voto é obrigatório em todo o país e representa um direito fundamental de todo cidadão.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba