Depois de um ano conturbado nos gramados, o Campinense agora viveu um momento agitado fora de campo, graças ao cenário político do clube. Com três candidatos na disputa, as eleições 2023 no Campinense aconteceram no dia 22 de outubro. No fim das contas, Rômulo Leal venceu a disputa com 64 votos.
Agora, o Jornal da Paraíba apresenta todas as movimentações no ambiente político no Renatão em 2023 e apresenta as um breve perfil sobre cada um dos três candidatos que disputaram a presidência: Carlos Gonzaga, Lênin Correia e Rômulo Leal.
- Em 08 de outubro, a Comissão Eleitoral divulgou a lista final dos sócios aptos a votar nas eleições 2023 no Campinense. Ao todo, 688 pessoas terão direito a voto no pleito do dia 22.
- No dia 16 de outubro, com a saída de Eriberto Nery, e a entrada de outras duas pessoas — Ciro Leite Pires e Maria das Graças de Melo — na relação de aptos a votar, a lista de sócios patrimoniais que poderão exercer o direito de voto nas eleições do clube passou de 67 para 68.
- Em 22 de outubro, 135 sócios, entre remidos e patrimoniais, compareceram ao Renatão para exercer o direito ao voto. Após a apuração, Rômulo Leal foi eleito com 50% dos votos válidos.
Resultados das eleições 2023 no Campinense
- Rômulo Leal: 64 votos (eleito)
- Lênin Correia: 50 votos
- Carlos Gonzaga: 14 votos
Chapas que concorreram nas eleições 2023 no Campinense
CHAPA RESSURGIMENTO RUBRO-NEGRO
- Presidente: Carlos Gonzaga
- Vice-presidente: Audy Nunes
- Diretor de futebol: Saulo Miná
- Diretor de finanças: Genário Ponte
- Diretor de patrimônio: Antônio Hamilton Fechine
CHAPA O GIGANTE NUNCA ADORMECE
- Presidente: Lênin Correia
- Vice-presidente: Flávio Torreão
- Diretor de futebol: Daniel Maia
- Diretor de finanças: Salim Halule
- Diretor de patrimônio: Rildo Vaz
CHAPA RECONSTRUÇÃO, TRANSPARÊNCIA E RESULTADOS
- Presidente: Rômulo Leal
- Vice-presidente: David Oliveira
- Diretor de futebol: João Jacinto Barreto
- Diretor de finanças: Marcelo Torres Galvão
- Diretor de patrimônio: Benedita de Lourdes
Confira os candidatos das eleições 2023 no Campinense
Um nome já conhecido nos processos eleitorais do Campinense é o de Carlos Gonzaga. O empresário já postulou o seu nome em três ocasiões: 2011, 2017 e 2020. No entanto, nas duas primeiras ele não chegou a ter a sua candidatura deferida.
Agora, em 2023, ele foi um dos primeiros a anunciar a pré-candidatura. Em 26 de setembro, Carlos Gonzaga chegou a desistir de postular a presidência para concorrer ao lado de Lênin Correia, como vice-presidente. No entanto, no fim da tarde do mesmo dia, Lênin anunciou que Carlos Gonzaga decidiu desmanchar a parceria.
Depois disso, Carlos Gonzaga confirmou que seria candidato à presidência. Ele foi o primeiro a apresentar o registro da sua chapa à Comissão Eleitoral para concorrer às eleições 2023 no Campinense.
Na manhã de 02 de outubro, a Comissão Eleitoral divulgou a impugnação da candidatura de Alexandre Bezerra, candidato a Diretor Financeiro na chapa de Carlos Gonzaga. Com isso a chapa terá que apresentar um novo nome para concorrer ao cargo.
Candidatura em 2020
Nas eleições de 2020, a única em que o empresário realmente concorreu, Carlos Gonzaga perdeu o pleito para Phelipe Cordeiro, obtendo apenas 28% dos votos válidos. Depois de ser derrotado nas urnas, o empresário atacou o processo eleitoral e defendeu que a estrutura das eleições deveria ser modificada.
Um outro postulante ao cargo de presidente é o ex-vice-presidente da Raposa, Lênin Correia. Eleito junto com Danylo Maia, em 2021, o dirigente renunciou ao cargo em 2022, alegando descontentamento com questões internas do clube.
Em 18 de agosto, Lênin, que já era um dos nomes mais cotados para concorrer à presidência, tornou pública a composição da sua chapa para as eleições 2023 no Campinense. Junto ao ex-vice-presidente estão Flávio Torreão, como vice-presidente; Daniel Maia, como diretor de futebol; Salim Halule, como diretor financeiro; e Rildo Vaz, como diretor de patrimônio.
Em 15 de setembro, o Conselho Fiscal do Campinense divulgou que as contas de Danylo Maia foram reprovadas. Isso criou uma dúvida sobre a possível candidatura de Lênin Correia, por conta de ele ser o vice-presidente de Maia. No entanto, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Antônio Trajano, informou que os fatos não têm ligação direta entre si, e não impedem que Lênin concorra na eleições 2023 no Campinense.
Em 26 de setembro, Lênin Correia anunciou, em suas redes sociais, a adesão do empresário Carlos Gonzaga — inicialmente pré-candidato — à sua chapa. Mas, apenas algumas horas depois, o próprio Lênin informou que Gonzaga não participaria mais do pleito.
No dia 30 de setembro, Lênin Correia entrou com o pedido de impugnação da chapa encabeçada pelo ex-presidente do Campinense, Rômulo Leal. De acordo com o documento apresentado pela chapa de Lênin, Rômulo Leal não atende requisitos fundamentais do estatuto do clube para participar do processo eleitoral.
No dia 16 de outubro, a Comissão Eleitoral julgou recursos de impugnações e indeferiu a candidatura de Eriberto Nery, candidato a diretor de futebol na chapa de Lênin. Daniel Maia foi registrado como substituto de Nery.
Um nome que até pouco tempo atrás era incerto na disputa é o do ex-presidente Rômulo Leal. Atualmente conselheiro do clube, ele comandou a pasta executiva do Campinense em 2010.
Em 12 de setembro, o nome de Rômulo Leal passou a ser cogitado como um possível candidato nas eleições 2023 no Campinense. No entanto, à nossa reportagem, o ex-presidente do Rubro-Negro negou que já houvesse uma decisão firmada sobre uma eventual candidatura.
Em 20 de setembro, Rômulo Leal anunciou publicamente que será candidato à presidência do Campinense. O anúncio oficial da pré-candidatura e a apresentação do candidato à vice-presidência foram feitos no dia 22 de setembro, em uma coletiva de imprensa que será realizada em um hotel, no centro de Campina Grande. O companheiro de chapa de Rômulo será David Oliveira.
Na manhã de 02 de outubro, a Comissão Eleitoral divulgou a desistência de Paulo Gervany, candidato a Diretor de Futebol na chapa de Rômulo Leal nas eleições 2023 no Campinense. Com isso, a chapa apresentou o nome de Dão Barreto como substituto de Gervany.
Desistência de Sérgio Sadék
O empresário Sérgio Sadék foi, por dois meses, um dos pré-candidatos a presidente nas eleições 2023 no Campinense. No entanto, ele desistiu de levar a candidatura adiante um dia antes do início do prazo para inscrição das chapas. A tendência é que ele declare apoio à candidatura de Rômulo Leal.
Na pré-campanha de Sadek, o diferencial era o seu ambicioso plano de gestão. Entre as medidas apresentadas, ainda em agosto deste ano, estava a construção de um novo CT para o Clube Cartola. Além disso, com o número crescente de denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro, o empresário afirmou que pretendia, se eleito, retirar o Campinense das casas de apostas.
Sadék confirma apoio a Rômulo Leal
Cerca de dois meses depois de se colocar como pré-candidato à presidência do Campinense, Sadék recuou, às vésperas do prazo das inscrições de chapa. Vendo similaridades entre suas propostas e as de Rômulo Leal, ele confirmou que o apoiará nas eleições 2023 no Campinense.
Calendário das eleições 2023 no Campinense
- 21.set – Prazo final para que os sócios patrimoniais possam ficar adimplentes. Só assim terão direito a voto;
- 26 a 28.set.2023 – Período para efetivação das inscrições de chapas para Conselho Diretor e candidaturas individuais para os conselhos Deliberativo e Fiscal;
- 29.set.2023 – Divulgação das inscrições das chapas e candidaturas avulsas/individuais efetivadas e deferidas/homologadas pela Comissão Eleitoral;
- 30.set.2023 – Prazo final para apresentação de pedido de impugnações de chapas inscritas e recursos à Comissão Eleitoral;
- 1º.out.2023 – A Comissão divulga os resultados dos pedidos de impugnações e recursos apresentados pertinentes a homologação da(s) chapa(s) inscrita(s);
- 2.out.2023 – Fixação da lista do Colégio Eleitoral contendo todos os sócios aptos a votarem e serem votados;
- 22.out.2023 – Eleições – Colégio Eleitoral (Assembleia Geral Ordinária). Local e horário constam do Edital de Convocação;
- 24.out.2023 – Proclamação dos eleitos nas eleições 2023 no Campinense com fixação dos nomes em local(is) visível(eis) e de fácil acesso nas dependências, site e rede social do clube;
- 30.out.2023 – Comissão Eleitoral fixa data e hora da posse dos eleitos.
Leia mais notícias do esporte paraibano no jornaldaparaiba.com.br/esportes
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba