Eleição para escolha de reitor da UFCG terá 2º turno


				
					Eleição para escolha de reitor da UFCG terá 2º turno
UFCG

Ficou para o dia 10 deste mês a definição da chapa vencedora da consulta interna para a escolha do Reitorado 2025-2028 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Como nenhuma das chapas concorrentes obteve 50% mais 1 dos votos válidos em primeiro turno, o regulamento estabelece a realização de 2º turno entre as duas candidaturas mais votadas no primeiro turno.

A disputa ficará entre a Chapa 1 – Antônio Fernandes Filho (reitor) e Patrícia Hermínio Cunha Feitosa (vice) -, que obteve 32,40% dos votos válidos; e a Chapa 3 – Camilo Allyson Simões de Farias (reitor) e Fernanda de Lourdes Almeida Leal (vice) -, que ficou com 45,30% dos votos válidos.

A Chapa 2 – Maria Angélica Sátyro Gomes Alves (reitora) e Rosilene Dias Montenegro (vice) – ficou com 22,30%.

Em 2021 o atual reitor da instituição, Antônio Fernandes, foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após ficar na terceira colocação da lista tríplice. Na época ele obteve 19,47% dos votos. O votado naquela eleição foi o professor Vicemário Simões, com 50,45% dos votos, que tinha Camilo Farias como candidato a vice. O professor John Kennedy foi o segundo mais votado com 30,07%.

A eleição este ano na UFCG ocorre por meio da internet, no Sistema Integrado de Gestão (SIG).

Consulta Democrática

A Consulta Democrática tem caráter informal, sendo organizada e executada pelas entidades de representação dos três segmentos da comunidade universitária: o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UFCG (Sintesuf) e as associações dos docentes universitários de Campina Grande (ADUFCG), Patos (ADUFCG Patos) e Cajazeiras (ADUC).

Conforme decisão do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, em reunião ordinária realizada no dia 27 de agosto, o resultado da Consulta Democrática vai subsidiar a definição das listas tríplices pelos conselheiros no Colegiado Pleno, em reunião extraordinária a ser realizada no dia 13 de dezembro.

Formada a lista tríplice os nomes são encaminhados à Presidência da República, que fará a nomeação do futuro (a) reitor (a).

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Professor da UFPB vira membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFPB vira membro titular da Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou, na última sexta-feira, 29 de

Próximo
Botafogo visita o Inter para tentar garantir o título do Brasileiro

Botafogo visita o Inter para tentar garantir o título do Brasileiro

Mirando a conquista do segundo título em menos de uma semana, o Botafogo visita

Você também pode se interessar
Fonte-+=