Dica de português: Professor explica a diferença entre “mal” e “mau”

Em mais uma participação no seu tradicional quadro de língua portuguesa na Rádio Caturité FM, o professor Golbery Rodrigues trouxe uma explicação essencial para quem ainda se confunde com a grafia de palavras semelhantes, mas com sentidos bem diferentes: “mal” com L e “mau” com U.

Usando o exemplo da expressão “lobo mau” e de um “lobo mal”, o professor explicou como o contexto da frase pode mudar completamente o significado da palavra — e, claro, sua grafia correta.

“Desde sempre nós aprendemos que mau com U é o contrário de bom, mal com L é o contrário de bem. Só que nós precisamos avançar nesse entendimento. Mau com U, antes de tudo, é um adjetivo, é um caracterizador, de especificar o substantivo. Neste momento, ‘lobo mau’ com a cara de feroz é um lobo que não é bom, é um lobo que faz maldades. Então esse ‘mau’ com U é adjetivo, por isso está grafado com U”, explicou.

Na sequência, ele esclareceu a aplicação de “mal” com L:

“Na frase mais abaixo, em que tem a imagem de um lobo adoentado e a expressão ‘lobo mal’ grafado com L, já não é mais adjetivo, já não é mais qualidade ou característica, é modo. É o modo como está o lobo — e ele está mal, ou seja, ele não está bem de saúde. Por isso que entrou ‘mal’ com L.”

Golbery reforçou que, embora ambas as formas estejam ligadas a um substantivo (no caso, “lobo”), cada uma cumpre uma função diferente: “mau” com U qualifica, enquanto “mal” com L indica o estado ou modo.

Ouça a explicação completa.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Relatório da CGU aponta descontos irregulares em benefícios de idosos na Paraíba

Relatório da CGU aponta descontos irregulares em benefícios de idosos na Paraíba

Agência do INSS em João Pessoa

Próximo
Pagamento do BPC LOAS de abril 2025 começa nesta quinta (24)

Pagamento do BPC LOAS de abril 2025 começa nesta quinta (24)

Folha de pagamento será reonerada a partir de 2025 de forma gradual

Você também pode se interessar
Fonte-+=