
Foto: Paraibaonline/Arquivo
Neste dia 13 é celebrado o Dia do Forró. A data é marcada também pelo aniversário de Luiz Gonzaga, um ícone da música nordestina, eternizado como o ‘Rei do Baião’.
Para lembrar esse dia tão especial para a cultura popular, a reportagem da Rádio Caturité FM conversou com o secretário adjunto de Cultura de Campina Grande, ativista cultural João Dantas.
João destacou que o forró é patrimônio cultural e imaterial do Brasil e que esse título devia lhe render mais reconhecimento nas emissoras de rádio e TV do país, para que as pessoas tenham mais acesso às músicas e aos artistas de forró.
– O forró, o xote, o baião, o arrasta-pé, estão enraizados no povo nordestino. A música nordestina é contagiante, é uma música que está sendo reconhecida aos poucos. O forró é considerado patrimônio cultural e imaterial, mas nós não sabemos se essa imaterialidade vai resultar em incentivos para essa música, dando amplitude, cotas nas programações de rádios e TVs. Eu acho que isso seria muito importante para o forró, ganhar essa nacionalidade – frisou.
Ele destacou alguns nomes que são considerados ícones do forró e música nordestina, como Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Humberto Teixeira, Jackson do Pandeiro e Marinês.
Ouça aqui a entrevista completa.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online