Mais uma premiação do Desafio Nota 1000 ocorreu nesta quarta-feira (18), como parte da abertura da Semana Nacional do Trânsito, em João Pessoa. Esta edição do concurso de redação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), voltado para estudantes da rede estadual. Ao todo, 32 alunos foram premiados em todo o estado, sendo seis reconhecidos nesta cerimônia com notebooks, pelas melhores redações que abordaram o tema “A Cultura de Paz no Trânsito: Desafios e Possibilidades da Mobilidade Urbana no Brasil”.
O Desafio Nota 1000, criado em 2020, tem como principal objetivo estimular a produção textual e contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, em especial aqueles que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com José Carlos Ribeiro, coordenador do programa, a iniciativa visa não apenas melhorar as habilidades de escrita, mas também promover debates sobre temas sociais relevantes, como o trânsito. No total, esta edição contou com participação de 9.800 estudantes.
Durante o evento, o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, parabenizou os estudantes e professores pelo desempenho no concurso e ressaltou o impacto positivo da parceria com o Detran-PB. Segundo ele, além de fomentar o aprimoramento das redações dos alunos, o concurso contribui para a formação cidadã. “Estamos formando escritores que também são cidadãos conscientes, preparados para refletir sobre os desafios da sociedade”, afirmou o secretário.
Entre os alunos premiados, Jammyly do Nascimento, estudante da ECIT João Úrsulo, em Pedras de Fogo, compartilhou sua experiência ao participar do concurso. Para ela, o Desafio Nota 1000 representou uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os problemas do trânsito e propor soluções para a construção de uma cultura de paz nas ruas. Ela também mencionou que o prêmio de um notebook será fundamental para seus estudos.
“Eu comecei a fazer redação em 2020, com o início do Desafio Nota 1000. A professora Letícia Lacerda tem me orientado desde então, e ela é uma professora excepcional, sempre prestando assistência a todos os alunos da minha escola. Foi na Escola Cidadã Integral que eu entendi o poder da argumentação. Antes disso, eu não tinha tido contato com redações desse nível. Participar do Desafio Nota 1000 abriu meus olhos para novas oportunidades, diferentes caminhos que eu criei e segui. Sou muito grata por essa oportunidade”, agradeceu Jammyly.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo; o superintendente da Semob, Expedito Leite; a coordenadora da Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, entre outros. Na ocasião, eles reforçaram a importância de ações educativas no trânsito. Gualberto enfatizou que o envolvimento dos jovens em debates sobre segurança no trânsito é essencial para a construção de uma sociedade mais responsável. Ele também parabenizou o nível das redações apresentadas, que, segundo disse, demonstram a qualidade da educação na Paraíba.
Além dos seis alunos premiados nesta quarta-feira, a premiação se estenderá para as outras regionais de ensino nas próximas semanas. O formato descentralizado foi uma escolha estratégica do Detran-PB, que optou por realizar as cerimônias em diversas cidades, valorizando o protagonismo regional dos estudantes. Para o superintendente, essa mudança torna o evento mais inclusivo e acessível, aproximando as famílias e comunidades escolares das celebrações.
O evento desta quarta-feira, além de premiar os estudantes, marcou a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro, com atividades e campanhas educativas voltadas à conscientização da população sobre a importância do respeito às leis de trânsito. A expectativa é de que as ações alcancem milhares de pessoas em todo o estado, promovendo discussões sobre mobilidade e segurança nas vias urbanas e rurais.
Lucas Gabriel, da Escola Estadual João José da Costa, estudante que foi o primeiro lugar entre os alunos da 1º Gerência Regional de Educação, emocionou-se ao compartilhar a alegria de conquistar seu primeiro notebook através do Desafio Nota 1000. “Minha família sempre me apoiou, mas nunca tivemos condições de comprar um equipamento como esse. Antes eu só tinha o celular e agora vou poder estudar com mais facilidade e continuar me dedicando para alcançar meus objetivos. Esse notebook vai ser um instrumento fundamental na minha preparação para o Enem e para o futuro’, afirmou o estudante, agradecendo pela oportunidade”, comemorou.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM