O deputado Hervázio Bezerra (PSB) gerou polêmica na sessão desta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa ao propor a mudança do hino da Paraíba. Segundo ele, a letra não se coaduna com a pujança do estado, ou seja, não marca e nem destaca os traços históricos e nem suas as riquezas culturais e que a maioria dos paraibanos não sabe cantá-lo.
Hervázio solicita ainda que o governo do Estado faça um concurso para estabelecer um hino cantante, de letra moderna e que se adeque à linguagem mais popular, já que o atual foi composto num português rebuscado e pouco compreensível para o povo.
Composto em 1905 por Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo e música de Abdon Milanez, o hino foi duramente criticado pelo deputado, que disse que a letra traz palavras, sem expressão, desconectadas no contexto histórico do que de fato existe no estado paraibano e só faz menção à cidade portuária de Cabedelo.
O fato é que o deputado resgatou a ideia de um deputado por nome de Generino Maciel, que em 1930, que havia proposto a mudança do hino por não achar bonito e nem de fácil memorização.
“Ele falava sobre a pobreza do hino e queria um concurso para a composição de um outro hino para a Paraíba, mas não vingou e hoje, eu trago essa proposta pra ser debatida aqui na Assembleia Legislaytiva”, explicou.
Na sugestão do deputado, o hino da Paraíba seria Paraíba Joia rara de composição do cantor paraibano de Campina Grande, Ton Oliveira, cuja música foi adotada em algumas solenidades, assim como Sublime Torrão foi substituído pelo hino oficial do município de João Pessoa. “Mas vou conversar com o presidente Adriano Galdino e com o próprio governador João Azevêdo para que haja essa mudança”, assegurou o deputado.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online