O deputado estadual Chió (Rede) comentou, em entrevista ao Paraibaonline, sobre a crise que enfrentam os agricultores que cultivam banana no Brejo paraibano.
Ele destacou, inicialmente, que apesar de ter como expoente a produção de cachaça na região, há mais produtores de banana do que da bebida.
“Os produtores de cachaça são geralmente os mais capitalizados e os produtores de banana são os menores e que no momento que tem uma superprodução essa produção é vendida ‘a preço de banana’ mesmo e isso é muito ruim para esses agricultores”, completou.
Entre as soluções, Chió pontuou que é necessário aumentar a tecnificação desses produtores, proporcionar cursos de capacitação, para que eles possam acessar mercados na produção de geleias e compotas, de doces, dentre outros.
“Os potenciais que a produção de banana tem são incríveis, mas infelizmente faltam políticas públicas, tanto na parte municipal, quanto estadual, quanto federal, para que possamos ajudar esses produtores. Têm vários estudos, inclusive da universidade de Bananeiras, que mostram essa força que os produtores de banana tem, mas infelizmente sem nenhum apoio”, enfatizou.
Veja na íntegra o que falou o deputado em vídeo:
*Vídeo: Paraibaonline
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online