O Datafolha, instituto de pesquisas do Grupo Folha, divulgou a sua pesquisa de torcidas no Brasil anual. No levantamento de 2024, nenhum clube paraibano somou mais de 0%. Assim, nenhuma equipe representou o estado no ranking, que contou com o Flamengo na liderança, seguido de Corinthians e Palmeiras. A amostra foi realizada em 113 municípios brasileiros, contemplando 2.004 pessoas, que tinham mais de 16 anos. A consulta aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O último ranking que contou com um time paraibano foi o da AtlasIntel, que consultou mais de 1,3 mil municípios brasileiros entre os dias 1º e 5º de agosto de 2024 e contemplou 7.374 pessoas. Naquela ocasião, o Botafogo-PB somou mais de 0% e foi o único time do estado que apareceu nominalmente na pesquisa.
+ Maiores torcidas do Brasil: pesquisa mostra Flamengo na ponta, e Palmeiras mais perto do São Paulo
+ Confira o top-10 das torcidas do Nordeste, segundo a Atlasintel
Datafolha divulga ranking das maiores torcidas do Brasil
O levantamento feito pelo instituto de pesquisas do Grupo Folha aponta que o Flamengo se mantém como a maior torcida do Brasil. O Mengão soma 19% de preferência dos brasileiros. No entanto, o clube carioca caiu em 2% quando comparado ao ano de 2023, quando conseguiu o maior índice de torcedores da história.
Na segunda posição está o Corinthians, com 14%. Logo na sequência está o Palmeiras, com 7%, um a mais do que o São Paulo, quarto colocado.

O clube nordestino com o maior percentual na pesquisa do Datafolha é o Bahia, com 2%. Sport, Fortaleza, Ceará e Ceará vêm logo atrás, com 1%, juntamente com a Seleção Brasileira.
+ Veja o detalhamento da pesquisa por região
Confira abaixo o ranking com os clubes nominalmente citados e seus respectivos percentuais.
- Flamengo – 19%
- Corinthians – 14%
- Palmeiras – 7%
- São Paulo – 6%
- Grêmio – 4%
- Vasco – 4%
- Cruzeiro – 3%
- Santos – 3%
- Internacional – 3%
- Atlético-MG – 2%
- Botafogo – 2%
- Fluminense – 2%
- Bahia – 2%
- Seleção Brasileira – 1%
- Sport – 1%
- Vitória – 1%
- Fortaleza -1%
- Ceará – 1%
- Remo – 1%
- Outros times – 1%
- Nenhum time – 23%
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba