Nos últimos quatro anos, o número de cursos de ensino superior a distância cresceu 189% no país, de acordo com o Censo da Educação Superior 2022, divulgado nessa terça-feira.
Somente no ano passado, do total de ingressantes em cursos de graduação na rede privada, cerca de 72% optaram pela modalidade a distância. Nos cursos de licenciatura, nessas instituições, esse índice chegou a 94%.
Durante a apresentação do levantamento, o ministro da Educação, Camilo Santana, demonstrou preocupação com a qualidade dos cursos na modalidade EAD e falou do trabalho que passou a ser realizado pela Seres, Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
Na rede pública de ensino superior a distância, a média de alunos por professor é 39; já na rede privada, são 171 alunos para cada professor.
O ministro Camilo Santana afirmou que após determinar a suspensão dos cursos a distância de farmácia, psicologia, odontologia e direito, outros 12 cursos também serão avaliados quanto à modalidade.
Até o fim deste mês, o Inep deve divulgar o resultado do Enade 2023, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes que avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, competências e habilidades para a formação profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação a realidade brasileira e mundial.
*com informações da ebc
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online