Coral da ALPB participa evento internacional em defesa da paz mundial

O Coral “Maestro Pedro Santos”, da Assembleia Legislativa do Estado da Paraiba, vai participar do grande evento simultâneo Internacional “Coros por la Paz”, no próximo dia 26 de março (domingo), a partir das 16h. O encontro, que acontecerá pela segunda vez, reunirá 11 países, 120 cidades e 253 grupos vocais. Na Paraíba, as apresentações dos 14 grupos já inscritos acontecerão no Adro da Igreja de São Francisco, sob a coordenação da maestrina Socorro Estrela. O evento será transmitido em tempo real, para o todo o planeta, pelo Canal do YouTube: corosporlapaz.org.

O objetivo do “Coros por la Paz” é reunir corais de todas as categorias em diversas cidades do mundo, sem nenhuma conotação político-partidária, para cantar pela paz mundial. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, de acordo com Socorro Estrela, foi o ponto de partida para esse movimento, que começou pela Espanha, em 2022, se expandiu pela Europa e está ganhando corpo e recebendo adesões em todo o mundo.

“Nossa mobilização busca opor a beleza e a simplicidade da música ao horror da guerra, chamar a atenção do mundo para o absurdo de lutar uns contra os outros quando todos podemos viver juntos, felizes, e em paz”, ressalta o maestro Mariano Garcia, coordenador geral do projeto e diretor da Família Coral Santiago Apóstol, de Madrid (Espanha). Segundo ela, o foco das atenções atualmente é a Guerra da Ucrânia, mas também está em todos os conflitos esquecidos, aos quais já não prestamos atenção, mas que ainda estão acontecendo, às dezenas.

A Paraíba participa pela primeira vez do evento, sob a coordenação da maestrina Socorro Estrela, regente do coral da ALPB e da Câmara Municipal de João Pessoa e da Unimed. A apresentação acontecerá no Adro da Igreja da São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa.

“O evento Coros pela Paz 2023 vai permitir aos componentes do grupo e a todas as vozes participantes do evento a experiência salutar de harmonia, cooperação e respeito que a música coral proporciona. Seremos mais de duzentas vozes ecoando juntas com um único desejo, a paz mundial”, ressalta Socorro Estrela.

O repertório do evento é composto pelo tradicional Cânone “Dona Nobis Pacem” (Dai-nos a Paz) que será cantando por todos os Coros em todos os países participantes, além da Peça Coral “Canta um Himno por la Paz” (de Jim Papoulis, com Versão em Português de Rosana Diôgo), composta especialmente para o movimento “Coros por la Paz”. O Coral da ALPB participará da primeira canção.

CORAL MAESTRO PEDRO SANTOS

Fundado em junho de 1999, o Coral “Maestro Pedro Santos”, desde sua fundação, tem como objetivo a promoção sociocultural dos funcionários da Assembleia Legislativa da Paraíba, além de levar, por meio de suas apresentações musicais nas sessões da ALPB e nos mais variados eventos culturais do Estado, mensagens da nossa cultura nordestina. Atualmente o coral da Assembleia é regido pelas maestrinas Socorro Estrela e Ariadne Lima.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Polícia identifica pais de bebê deixado em balde de lixo; casal de estudantes de medicina alega aborto espontâneo

Polícia identifica pais de bebê deixado em balde de lixo; casal de estudantes de medicina alega aborto espontâneo

A Polícia Militar deteve, nesta quarta-feira (22), o casal suspeito de abandonar

Próximo
PMJP divulga resultado preliminar das inscrições revisadas para Educador Social Voluntário

PMJP divulga resultado preliminar das inscrições revisadas para Educador Social Voluntário

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura

Você também pode se interessar
Fonte-+=