A CBF alterou o regulamento da 1ª fase da Copa do Brasil 2025. A novidade é que os clubes visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar, ou seja, em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
Até o ano passado, as equipes dos potes A, B, C e D (de melhor ranking) jogavam fora de casa e tinham o direito de empatar para seguir adiante. Foi assim durante as últimas oito edições do torneio.
A 2ª fase permanece com o mesmo formato dos anos anteriores. A partir da 3ª fase, os confrontos serão de ida e volta.
Os paraibanos na disputa da Copa do Brasil 2025 serão Sousa, atual campeão paraibano, e o Botafogo-PB, o último vice-campeão.
Ao todo, 80 clubes participarão da 1ª fase da Copa do Brasil 2025. A divisão dos potes da competição segue o posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. O cruzamento dos grupos funciona da seguinte forma: A x E, B x F, C x G e D e H; confira abaixo.
Formato de disputa da Copa do Brasil 2025:
- Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate: pênaltis. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.
- Segunda fase: também em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis.
- Terceira fase: entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. Sorteio define os confrontos, com jogos de ida e volta.
- Oitavas de final: jogos de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Todos os clubes poderão se enfrentar.
- Quartas de final: partidas de ida e volta, e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Todos as equipes poderão se enfrentar.
- Semifinais e Final: duelos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, decisão nos pênaltis.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba