O Conselho Universitário, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho Curador, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes, realizarão nesta terça-feira (16) o Conselhão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para discutir a possibilidade de destituição do atual reitor da instituição, Valdiney Gouveia.
O evento acontecerá no auditório da reitoria e terá como pauta principal um dossiê dividido em cinco eixos que denuncia a gestão inadequada de Gouveia e sua equipe.
O documento aponta repressão e censura no ambiente acadêmico, ataques a entidades representativas e movimentos democráticos, descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores, gestão da universidade subordinada ao alinhamento ideológico à extrema-direita e usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores da instituição.
Desde a nomeação de Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira em novembro de 2020, a comunidade acadêmica tem realizado protestos contra sua escolha, já que ambos ficaram na terceira colocação entre os escolhidos pela comunidade acadêmica. Ambos foram nomeados pelo então presidente do país, Jair Bolsonaro.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM