Confirmado em João Pessoa o Colóquio de Gestão Estratégica do Complexo Econômico e Industrial da Saúde do Nordeste

 

O Instituto de Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro – IDENE, em parceria com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e do Complexo Industrial da Saúde- SECTICS/Ministério da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, do Consórcio Nordeste, da Revista Nordeste e a Ilha Tech de Relações Empresariais na Paraíba, realizam colóquio Gestão Estratégica do CEIS Nordeste, em 3/7/2024, quarta-feira, no horário das 10h00 12h00.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Este evento de caráter híbrido (presencial e virtual) será realizado na sede da Ilha Tech, situada à rua Sandoval de Oliveira, número 22, bairro Torre, João Pessoa. Será transmitido em tempo real pelos canais do Youtube da Ilha Tech e do IDENE. Teremos a presença de representantes dos Estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, do Consórcio Nordeste, da UEPB, da FAPESQ, da Revista Nordeste e da Superintendência do Banco do Nordeste na Paraíba.

 

Os representantes dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe participarão virtualmente, assim como a SECTICS – Ministério da Saúde, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, do Conselho Federal de Economia – Cofecon, da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) e Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa – CONFAP/Nordeste.

O Complexo Econômico-Industrial – CEIS constitui uma das seis missões da Nova Indústria Brasil, instituída pelo Governo Federal sob a coordenação geral do Ministério da Indústria Comércio e Serviços – MDIC. Encontrasse em andamento a territorialização e regionalização desta política, conforme mesa redonda, relizada na sede da SUDENE, em 4/12/2023, que definu e debateu a implantação de Grupo de Trabalho, estabelecido por ato normativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial – CNDI.

 

Para entender a concepção do CEIS, devemos recorrer a Celso Furtado, um dos maiores teóricos do desenvolvimento econômico em escala mundial, filho ilustre de Pombal, na Paraíba. “O desenvolvimento é um processo de mudança estrutural no qual a introdução de inovações transforma a base produtiva e tecnológica, para garantir o atendimento das crescentes necessidades da sociedade. (Subdesenvolvimento e Desenvolvimento. Editora da Universidade da Califórnia – 1964)”.

Segundo o artigo A saúde como opção estratégica para o Desenvolvimento do Brasil, de autoria de Carlos Grabois Gadelha, titular da SECTICS – Ministério da Saúde, esta missão da Política Indústria Brasil, contempla as seguintes proposições de Políticas Públicas.

  1. Garantir o fortalecimento do CEIS como base econômica e produtiva para o Estado de Bem Estar, o acesso universal e a redução da vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
  2.  Situar o CEIS como novo vetor da estratégia nacionalde desenvolvimento, articulando a reconstrução da economia nacional com o desenvolvimento social, a ciência, a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade ambiental.
  3.  Garantir um padrão sistêmico de uma nova geração de políticas públicas voltadas aos grandes desafios nacionais, devendo o CEIS assumir um papel de liderança para a atuação de um Estado democrático, eficiente, transparente, socialmente inserido, equitativo e justo.
  4.  Consolidar o CEIS como novo eixo estruturante para a antecipação e preparação do SUS frente às emergências sanitárias, permitindo ao país ter soberania no contexto da quarta revolução tecnológica e industrial para garantir o acesso universal.
  5. Implementar políticas públicas para o CEIS como complexo econômico decisivo para a geração de empregos dignos, de qualidade e inseridos nas mudanças tecnológicas em curso no mundo do trabalho.

A coordenação deste colóquio será exercida conjuntamente por Denise Gadelha, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e sócia fundadora do IDENE, e Adroaldo Quintela, diretor-executivo do IDENE e sócio fundador da ABED.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Polícia monta cerco e apreende armas com dupla que integra facção criminosa em Bayeux

Polícia monta cerco e apreende armas com dupla que integra facção criminosa em Bayeux

Duas armas de fogo foram apreendidas durante um cerco realizado em uma área onde

Próximo
Equipe médica avalia reduzir sedação de Biliu de Campina após músico ser submetido a craniectomia

Equipe médica avalia reduzir sedação de Biliu de Campina após músico ser submetido a craniectomia

O cantor Biliu de Campina segue internado na ala laranja da Unidade de Terapia

Você também pode se interessar
Fonte-+=