Cícero Lucena (PP) tomou posse nesta quarta-feira (1º) para o quarto mandato como prefeito de João Pessoa. Ele vai conduzir a capital paraibana pelo segunda vez com o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), também empossado pela Câmara Municipal na mesma solenidade, realizada no Espaço Cultural.
No discurso de posse, Cícero disse que o sentimento é de gratidão pela permissão do eleitorado da capital em concedê-lo mais uma mandato. “Assumo pela quarta vez a honrosa missão de cuidar desta cidade que carrego no coração. Este não é apenas um instante de celebração, é um chamado para reafirmamos o nosso compromisso com um futuro ainda mais promissor para a nossa gente”, pontuou.
Durante o evento, fez um balanço dos últimos quatro anos de gestão, marcada pela pandemia da Covid-19 e destacou a parceria com o governador João Azevêdo (PSB) para enfrentar estes e outros desafios.
O prefeito também anunciou algumas prioridades para o próximo ano, como a pavimentação de 100% das ruas da capital até 2028 e a reformulação na mobilidade urbana da capital paraibana, com a instalação de um sistema de ônibus do tipo BRS e a construção de cinco terminais de integração. Ele tratou também de temas como educação e saúde.
Relação com legislativo
Antes da solenidade de posse do prefeito e do vice, a Câmara deu posse aos 29 vereadores eleitos e realizaram a eleição da Nova Mesa Diretora da Casa. O vereador Dinho Dowsley (Avante) saiu vitorioso da disputa contra João Almeida (PDT).
Cícero Lucena comemorou a vitória de Dinho, seu parceiro político, na disputa. “Esse trabalho de parceria foi importante para as conquistas que nós tivemos”, comentou, em entrevista à TV Câmara.
Cícero Lucena venceu as eleições no segundo turno contra Marcelo Queiroga (PL) com mais de 63% dos votos.
Perfil do prefeito
Cícero de Lucena Filho nasceu em 5 de agosto de 1957 e tem 67 anos. É engenheiro civil por formação e iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba.
Em 1994, ele assumiu o cargo de governador por nove meses, sucedendo o então governador Ronaldo Cunha Lima, que renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano.
Em 1995, no início do mandato de Fernando Henrique Cardoso como presidente, ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional, e em 1996 foi eleito prefeito de João Pessoa pela primeira vez, sendo reeleito em 2000.
Deixou o cargo de prefeito em 2004, chegou a ser preso em 2005 em meio a Operação Confraria, da Polícia Federal, mas acabou solto e em 2006 foi eleito senador.
Em 2012, ainda como senador, perdeu a disputa para a prefeitura de João Pessoa para Luciano Cartaxo. Dois anos depois, deixou o cargo no Senado Federal, não foi candidato à reeleição e chegou a anunciar a sua retirada da vida pública.
Mudou de ideia anos depois, contudo, e em 2020 foi eleito prefeito da capital paraibana para um terceiro mandato, sendo reeleito em 2024.
Ele é casado com Lauremília Lucena e pai de Janine, Mersinho e Matheus Lucena. Janine é secretária executiva de Saúde e Mersinho é deputado federal.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba