Chuvas provocam deslizamento em trecho da barreira do Castelo Branco e alagam casa em João Pessoa

A barreira do Castelo Branco, na altura do quilômetro 19,  registrou deslizamento na noite deste domingo (16), em decorrência das fortes chuvas que caíram na Capital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB) esteve no local, fazendo o controle do tráfego, mas não houve danos às residências próximas ou feridos. A Defesa Civil motinora o local.

Ainda na noite deste domingo, a Defesa Civil atendeu ao chamado de uma casa, no bairro da Torre, que foi alagada por águas advindas de uma galeria. Até o momento, uma equipe está no local para resolver a situação.

Uma árvore caiu na ladeira da comunidade Tito Silva, e a Semob-JP interditou uma faixa de rolamento.

Conforme o diretor de Operações da Defesa Civil, Renato Lins, as equipes estão de prontidão e monitorando as áreas de risco após o alerta de acumulado de chuvas intensas, neste domingo (16), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o alerta, há possibilidade de chuvas na Capital entre 20 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h), risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.  O alerta vale até as 10h desta segunda-feira (17).

A Compdec/JP reforça que as pessoas devem evitar o tráfego por trechos de alagamento conhecido, o uso de eletroeletrônicos ao relento e o abrigo sob árvores. Recomenda ainda abandonar imediatamente locais de risco, como barreiras, encostas e margens de rios a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.

 Urgência de trânsito – Caso a população precise do auxílio de agentes de mobilidade da Semob-JP, as equipes seguem de plantão, entre 6h e 00h, podendo ser acionadas através de mensagens pelo WhatsApp 83 98760-2134.

Operação Inverno – Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Seinfra, quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Volume de chuvas nas últimas 24 horas (Até 19h deste domingo)

Cuiá: 64 mm

Tambauzinho: 66,6 mm

Manaíra: 80 mm

Cristo: 55,6 mm

Grotão: 45,6 mm

Centro: 74,2 mm

Fonte: Cemaden


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Mais de 840 vagas são ofertadas pelo Sine-PB a partir de segunda (17)

Mais de 840 vagas são ofertadas pelo Sine-PB a partir de segunda (17)

A partir da próxima segunda (17) o Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Paraíba

Próximo
Veja as notícias que estão em evidência na economia nesta segunda-feira

Veja as notícias que estão em evidência na economia nesta segunda-feira

Foto: Agência Câmara Lítio da América Latina na mira de potências, energia solar

Você também pode se interessar
Fonte-+=