A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), intensificou o monitoramento das áreas de risco, principalmente no trecho do quilômetro (km) 19 da BR-230, no Castelo Branco, sentido João Pessoa/Cabedelo, onde ocorreu deslizamento de terra da barreira devido às chuvas. Não houve feridos na ocorrência e a Compdec-JP não registrou outros chamados.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, houve o rompimento de galeria e isso fez com que a água carreasse lama para o leito da pista, que foi interditada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no sentido Joao Pessoa/Cabedelo, desviando o trânsito pelo viaduto da UFPB para dentro do Castelo Branco, até que seja feita a limpeza das duas faixas de rolamento pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também participou da ação.
“Nós estivemos no local, tanto na rodovia quanto na parte de cima da barreira, para conversarmos com moradores e tomarmos as providências necessárias para garantir a segurança das pessoas. A Defesa Civil segue em alerta, acompanhando a situação e pronta para atender a população de João Pessoa, caso necessário”, afirmou Kelson Chaves.
O coordenador da Defesa Civil orientou que, em caso de alguma anormalidade, as pessoas que moram próximo a qualquer barreira que esteja em área de risco, devem deixar as casas e acionar da Copmdec-JP a qualquer sinal de anormalidade.
Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.
Alerta – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para a Capital. O aviso de perigo potencial, na cor laranja, que é válido até as 10h desta segunda-feira (20), prevê a possibilidade de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, além da possibilidade de ventos intensos (40 a 60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Dados pluviométricos – Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros com maior índice de chuvas nas últimas 24 horas (até as 10h deste domingo) foram Tambauzinho, com 62mm, Manaíra, com 41,2mm, e Cuiá, que registrou 40mm. No Grotão, o índice pluviométrico foi de 32,2mm, no Cristo choveu 27,2mm e no Centro 20,2mm.
Emlur e Seinfra – A Emlur e a Seinfra estão participando de desobstrução da BR-230, auxiliando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e Defesa Civil. Os agentes de limpeza estão retirando os resíduos e o serviço está sendo feito com utilização de maquinaria. O material será descartado em um caminhão caçamba. Já as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão atuando na remoção de terra e verificando a rede de drenagem próxima a barreira.
Além das ações emergenciais, a Prefeitura de João Pessoa informa que está contratando projeto para revestir a barreira com sistema de proteção e realizando a desapropriação das casas em área de risco, através do programa João Pessoa Sustentável, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM