Mesmo não sendo possível cravar qual o tema da proposta de redação 2024, faz parte estudar e treinar sobre os eixos que costumam cair nessa parte do exame. Para dar uma forcinha a quem está nessa maratona, o Lá vem o Enem perguntou ao Chat GPT quais os cinco temas com mais chances de serem cobrados na prova de produção textual deste ano.
✏️ TREINE DE GRAÇA: envie a sua redação e receba a correção gratuita
Há sugestões de temas atuais nos eixos social, de saúde, meio ambiente e tecnologia. Todos os assuntos podem ser explorados de diversas formas.
Lista de 5 temas que podem cair na redação do Enem
Desigualdade social
A primeira sugestão do Chat GPT é a discussão sobre desigualdade social. A recomendação do aplicativo é destacar assuntos como pobreza, acesso à educação e oportunidades.
Para quem quer treinar de graça, a plataforma de correções gratuitas de redação do Lá vem o Enem está recebendo textos sobre “a relação entre a desigualdade social e o acesso desigual aos serviços de saúde”.
Quem tiver interesse, só precisa se cadastrar na plataforma, conferir a proposta de produção textual, ler os materiais de apoio, escrever e enviar – via foto – a redação de volta para o site. Depois disso, recebe um relatório completo com o desempenho em cada competência e também a nota geral.
Saúde mental
A segunda possibilidade apontada pelo plataforma é que o Enem cobre um texto sobre saúde mental. Nesse sentido, o app sugere que o candidato escreva sobre o aumento da conscientização sobre questões emocionais, especialmente após a pandemia.
Sustentabilidade e meio ambiente
A terceira aposta do chat é o tema do meio ambiente. A recomendação do sistema é explorar questões relacionadas às mudanças climáticas, desmatamento e práticas sustentáveis.
🌱 VEJA COMO CONSTRUIR REPERTÓRIO SOBRE TEMAS AMBIENTAIS
O videocast do Lá vem o Enem tem um episódio imperdível que fala só sobre assunto.
Já a plataforma de correções gratuitas de redação, também está com chamada aberta para textos sobre “o impacto das queimadas no equilíbrio ecológico”.
Tecnologia e Sociedade
A quarta indicação do aplicativo é que o exame peça que o estudante escreva uma redação sobre os impactos da tecnologia na vida cotidiana, privacidade e relações sociais.
Diversidade e Inclusão
A última aposta do chat é que a prova peça um texto sobre temas sobre respeito às diferenças, inclusão social e direitos humanos.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba