Fim da maldição. Charles Leclerc largou na pole position neste domingo (26), fez uma corrida segura e, sem sustos, se tornou o primeiro piloto monegasco a vencer o tradicional GP de Mônaco, após 70 edições. Este foi, também, o primeiro triunfo dele na atual temporada, em resultado que encerrou um jejum de vitórias de mais de dois anos.
Para chegar à conquista de hoje, o piloto da Ferrari aproveitou os poucos pontos de ultrapassagem do circuito para não ser superado e não largou mais a posição. Desde a estreia na F1 (e mesmo em outras categorias), em 2018, Leclerc nunca havia levado sorte em casa, seja por quebras do carro ou erro de estratégia da equipe.
O pódio foi preenchido com Oscar Piastri, que correu com uma McLaren com as cores da bandeira brasileira, em homenagem a Ayrton Senna, e Carlos Sainz, da Ferrari, que fez a equipe aproveitar o desempenho ruim da Red Bull Racing para diminuir a diferença no Mundial de Construtores. Verstappen, líder da temporada, ficou na 6ª colocação.
Após a confirmação do resultado final, Leclerc foi muito aplaudido pela equipe e pela torcida local. Ainda no carro, ele ficou bastante emocionado. “Foi muito difícil. Eu larguei em primeiro duas vezes no passado e não ganhei. Isso fez com que essa conquista fosse especial. Eu estava pensando no meu pai muito mais do que na corrida. Foi um sonho nosso correr aqui e vencer”, disse.
Acidente na 1ª volta paralisou a corrida por 40 minutos
A interrupção por bandeira vermelha gerou uma relargada que beneficiou Carlos Sainz. O piloto da Ferrari pôde largar novamente na terceira colocação, mesmo após o erro que o fez perder posições antes do acidente. Com o reinício, Sainz se tornou, junto com Oscar Piastri, da McLaren, os principais perseguidores do líder Leclerc. O ferrarista, no entanto, não teve com que se preocupar.
Veja a classificação final do GP de Mônaco
RACE CLASSIFICATION
Confirmation of Charles Leclerc’s win 🏆
Oscar Piastri finishes a superb P2 while Carlos Sainz takes the final podium place 👏#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/3DCbNe6tk4
— Formula 1 (@F1) May 26, 2024
Próxima etapa
A próxima etapa da F1 está agendada para 9 de junho, no GP do Canadá. O evento em Montreal terá cobertura total do Grupo Bandeirantes.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br