Celebrando 10 anos de carreira, Os Fulano lança “Rojäo”: primeiro álbum visual do universo do forró ‘pé-de-serra’

Após 10 anos de muita estrada, encontros, dois EPs, três singles e alguns clipes, o grupo Os Fulano festeja com o lançamento de “Rojão” – um álbum visual composto de 8 músicas autorais e 8 respectivos clipes gravados em emblemáticos cenários das ruas da cidade de João Pessoa – Paraíba.

O conceito geral de “Rojão” parte principalmente da ideia de um anúncio de celebração, de uma sonoridade que ganha o vento e convida para um especial momento, além da conexão com as belezas do universo dos tradicionais festejos juninos no nordeste brasileiro. Na Paraíba, existe uma expressão (muito utilizada pelos músicos da banda) que diz: “É rojão, visse?!” – implicando a ideia de que algo é “pesado”.

Nesse sentido, parafraseando o forró pesado do Trio Nordestino, o grupo também brinca com a imagem de uma sonoridade “pesada, robusta”. Rojão é um chamamento do grupo para a festa, a roda, a memória, a alegria e a força sempre presente nos bailes de forró.

O álbum visual é composto por 8 músicas autorais com temáticas que tratam sobre a ideia da força dos coletivos sociais, a grandeza da mulher e a maternidade, as distâncias e a saudade, os encontros, desencontros e as características dos relacionamentos amorosos, imagens e situações dos bailes de forró e a liberdade e a poesia subjetiva contida no olhar e imaginário do povo nordestino. As músicas foram gravadas ao vivo no estúdio Gota Sonora com o intuito de imprimir uma temperatura mais próxima dos bailes e evidenciar a naturalidade do encontro de cada membro da trupe.

Para o vídeo foram escolhidos 8 cenários na cidade de João Pessoa presentes na memória afetiva do grupo durante a carreira. Lugares que também, de alguma forma, simbolizavam a construção poética das canções. Entre os cenários podemos citar: Centro Histórico, Rodoviária, Estação de Trem, Mercado Público Central, Praça da Paz, Bar do Baiano no bairro dos Bancários, entre outros. Havia uma percepção sobre a necessidade de retratar com imagem o contexto do forró proposto pela banda.

Para além de todo o respeito e reverência com a história do forró provindo dos interiores e regiões do campo, foi cultivado um desejo muito grande de trazer uma perspectiva de uma Paraíba mais urbana/litorânea para a história do forró brasileiro. A fim de construir uma imagem cada vez mais diversa e multicultural para a música regional, herança de grandes mestras e mestres. Ainda sobre o vídeo, o grupo percebeu que ainda não é tão comum no universo do forró pé-de-serra o uso de Álbum visual e enxergou uma possibilidade muito potente de ilustrar suas poesias.

“Rojão” estará disponível em formato de álbum visual e apenas áudio (ao vivo em estúdio) nas principais plataformas de streaming nas redes da banda Os Fulano (@osfulano) a partir do dia 04 de maio de 2023. É um convite para a dança, poesia, ao senso coletivo, a brincadeira, as identidades, e principalmente a celebração da cultura popular nordestina.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Copa do Brasil: Fluminense avança após nova vitória sobre Paysandu

Copa do Brasil: Fluminense avança após nova vitória sobre Paysandu

O Fluminense se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil após

Próximo
Escola Técnica Estadual de Arte de João Pessoa receberá o nome de Juca Pontes

Escola Técnica Estadual de Arte de João Pessoa receberá o nome de Juca Pontes

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão desta terça-feira

Você também pode se interessar
Fonte-+=