Casa da Pólvora recebe exposição Feiracura a partir deste sábado

 

 

Feiracura é a exposição do artista Guto Oca que será aberta neste sábado (6), a partir das 16h, no Parque Cultural Casa da Pólvora, Centro Histórico da cidade. A mostra, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), segue até a primeira semana de junho e o acesso é gratuito.

“Nós acolhemos, na Casa da Pólvora, essa exposição do artista Guto Oca e ele consegue reinventar o nosso olhar sobre a questão da feira e das tradições de culturas populares. Isso tem uma importância muito significativa. Acreditamos que ela reforça essa perspectiva da valorização da tradição, da cultura popular, do cotidiano das pessoas”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

“O público vai encontrar uma exposição com a ideia de falar um pouco da feira a partir da minha percepção e tentar colocar um pouco do imaginário popular, tentando levar isso para o contexto de arte contemporânea”, disse Guto Oca.

Essa perspectiva visa o acesso à cultura popular também enquanto arte contemporânea. “Isso através da ótica das feiras de João Pessoa, da atmosfera, dos cheiros, sabores, sons que a feira proporciona e o quanto de conhecimento, de saberes, de cultura está impregnado nesse ambiente”, ressaltou o artista.

O projeto Feiracura carrega em sua materialidade uma perspectiva da feira livre enquanto local de cura, de encontro e encanto, venda e troca, travessias e caminhos, de ancestralidade e contato com o sagrado. “Desse modo, as pinturas apresentadas remontam personagens e situações que visam ativar o imaginário pessoal e coletivo acerca das memórias e experiências relacionadas ao ambiente das feiras e suas adjacências”, destacou.

Um detalhe da exposição é que os suportes das obras são de madeiras encontradas pelas ruas de João Pessoa. Assim, o projeto também se mostra em sintonia com a sustentabilidade.

No espaço, o público poderá conferir a instalação ‘Mei de feira’, que simula, em menor escala, barracas de feira em estado expositivo com nomes de cinco importantes feiras de João Pessoa. Para ele, a feira possui uma relevância de tradições espalhadas por bairros, cidades, ruas e territórios.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Terceira edição do Sofar Sounds traz experiência intimista de música ao vivo em João Pessoa

Terceira edição do Sofar Sounds traz experiência intimista de música ao vivo em João Pessoa

O Sofar Sounds é uma iniciativa que visa resgatar o valor da música ao vivo e

Próximo
Presidente da ALPB convida Romero Rodrigues a se filiar ao Republicanos

Presidente da ALPB convida Romero Rodrigues a se filiar ao Republicanos

Foto: Paraibaonline O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado

Você também pode se interessar
Fonte-+=