Capital Empreendedor: cinco startups vão representar a Paraíba na etapa final do programa

Conectar startups e negócios inovadores com o mercado de investimentos de risco, por meio da capacitação e do fomento de conexões entre os empreendedores desse ecossistema.

Essa é a missão do Capital Empreendedor, programa gratuito desenvolvido pelo Sebrae, que encerra em novembro as atividades da sua edição de 2023.

Na Paraíba, a capacitação desse ano beneficiou, ao todo, 30 startups, entre as quais cinco foram selecionadas para representar o estado na última etapa do programa, que é o Circuito de Investimento.

Reunindo negócios inovadores de todo o Brasil, para estimular o networking e a geração de novas oportunidades de negócios, essa etapa nacional do Capital Empreendedor vai ocorrer em São Paulo, nos dias 27 e 28 de novembro.

Este ano, irão representar a Paraíba as startups Bauá Kombucha (foodtech para produção de produtos de kombucha); Longy Health (desenvolvimento de produtos naturais para substituição de medicamentos químicos); Neoron (plataforma de inteligência conversacional); Phiq (inovação em biotecnologia cosmética e saneantes); e TrêsBê Delas (aceleradora de negócios femininos).

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Para chegar a essa etapa, o programa teve outros dois ciclos, marcados por capacitações e mentorias durante o segundo semestre de 2023.

Conforme explica a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, inicialmente, as 30 startups selecionadas para a edição deste ano participaram de oficina com foco na elaboração de pitches e, também, de um workshop que trabalhou conhecimentos básicos sobre o mercado de investimentos.

Ao final dessa etapa, cada startup apresentou seu pitch, que foi avaliado por uma banca de investidores convidados pelo programa.

A partir disso, foram selecionadas as 10 startups com melhor desempenho, que seguiram para a segunda fase do Capital Empreendedor.

Nesse momento da capacitação, os participantes receberam mentorias individuais e coletivas, que abordaram temas como vendas, marketing, aspectos jurídicos para startups, finanças e governança.

Por fim, uma vez encerradas as mentorias, o programa seleciona as startups com melhor desempenho em cada estado para representá-los na etapa nacional.

“O Circuito de Investimento consiste na culminância do Capital Empreendedor, realizado pelo Sebrae na Paraíba há 5 anos, e que já promoveu várias conexões entre as nossas startups e investidores de todo o país”, explicou Nilvânia Silva.

Ainda conforme a gestora, o programa tem contribuído decisivamente para que as startups possam celebrar parcerias e captar novos clientes e investimentos para os seus negócios.

“O montante de investimentos obtido já soma quase R$ 5 milhões. Além disso, novos empregos foram gerados, alguns negócios já estão inseridos no mercado internacional e novas perspectivas vão surgindo. Como fruto desse processo, o ecossistema de inovação da Paraíba também vai crescendo e se fortalecendo cada vez mais”, concluiu a analista.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Operação apreende mais de 300 kg de drogas em menos de 24h na Grande João Pessoa

Operação apreende mais de 300 kg de drogas em menos de 24h na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar apreendeu mais de 103 kg de maconha na tarde

Próximo
PMCG e Caixa discutem parcerias e projetos para apoio a eventos

PMCG e Caixa discutem parcerias e projetos para apoio a eventos

A parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de

Você também pode se interessar
Fonte-+=