CapacitaPB+SUAS: Governo inicia formação de conselheiros de 116 municípios paraibanos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou nesta terça-feira (4) a capacitação de mais 250 conselheiros e conselheiras do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de 116 municípios. O curso “Controle Social: a importância dos conselhos para o fortalecimento das políticas públicas” é parte do CapacitaPB+SUAS e será realizado no formato descentralizado em dois polos: João Pessoa e Patos.

O CapacitaPB+SUAS contempla ações de capacitação e formação no âmbito da Política Nacional de Educação Permanente do Suas, com o objetivo de aprimorar a prática profissional dos trabalhadores, gestores e operadores do controle social.

O momento inaugural dos módulos, realizado nesta manhã em João Pessoa, reuniu mais de 130 conselheiros e conselheiras do Suas que atuam no âmbito do controle. A mesa de abertura contou com a participação do coordenador da Casa dos Conselhos, Ricardo Castro; da presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Paraíba, Joilma Oliveira; do vice-presidente Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência da Paraíba, Hellosman de Oliveira; da representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marília França; do vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social da Paraíba, Geraldo Souza e da diretora do Sistema Único de Assistência Social na Paraíba, Francisca Veira, que representou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ausente em virtude de agenda do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas).

“É um desafio fazer com que a Educação permanente ocorra, mas o Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva da Gestão do Trabalho da Sedh, tem procurado dar o seu melhor nesse processo de formação continuada para trabalhadores, gestores e conselheiros de direitos e da política pública de assistência social. Hoje nós priorizamos aqui os conselhos da pessoa com deficiência, da pessoa idosa, da criança e adolescente e da assistência social. Foi desafiador fazer esse momento, então é importante fortalecermos a nossa participação da maneira mais efetiva possível”, enfatizou a diretora Francisca Vieira, que recentemente foi também empossada como presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social.

A gerente executiva da Gestão do Trabalho da Sedh, Virgínia Serrano, explica que a temática do controle social já era uma demanda recorrente dos Conselhos e também do Ministério Público. “Os conselhos são instâncias de participação e entendemos ser importante o seu fortalecimento, sobretudo após o momento que vivenciamos com o desmonte das políticas públicas. Outro ponto considerado foi que este ano é um ano de conferências. É importante que a gente faça esse estímulo para os conselheiros, a fim de que a sociedade civil participe mais desse espaço, porque são deliberativos e importantes de construção de políticas públicas”, lembra.

A representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do município de Areia, Germana de Brito, é uma das cursistas e manifestou a satisfação em participar da capacitação. “É com alegria que estamos aqui. Com este momento vemos a importância do controle social na sociedade e em nossos municípios. Precisamos garantir que a população participe de todas as decisões que acontecem com relação às nossas crianças e adolescentes, bem como em outros conselhos e em outras políticas públicas em nossos municípios.

O formato descentralizado do CapacitaPB+SUAS compreende a oferta dos mesmos módulos em dois polos: João Pessoa e Patos. O objetivo é ampliar a participação dos representantes de municípios que têm dificuldades no deslocamento para os dias ministrados na capital João Pessoa. Os módulos desta semana finalizam o ciclo de formação iniciado em 2022 e serão ministrados em dois dias: Módulo I – Participação da Sociedade nos espaços do controle social nas políticas públicas; Modulo II – A organização e as atribuições Legais dos Conselhos na área social; Modulo III – Instrumentais técnicos operativos no âmbito do controle social.

Os mesmos módulos serão ministrados pelos mesmos professores nos dias 11 e 12 de abril, no município de Patos, no sertão Paraibano.

CapacitaPB+ SUAS – Durante o período de 2021 e 2022 foram realizados 16 cursos, totalizando mais de 4 mil profissionais capacitados em todo o Estado da Paraíba. Um investimento de cerca de R$ 488 mil.




Clique aqui para ler a notícia em seu site original

Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
CapacitaPB+SUAS: Governo inicia formação de conselheiros de 116 municípios paraibanos

CapacitaPB+SUAS: Governo inicia formação de conselheiros de 116 municípios paraibanos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano

Próximo
CCJ da ALPB aprova projeto que institui Rede de Proteção às Crianças Órfãs do Feminicídio na Paraíba

CCJ da ALPB aprova projeto que institui Rede de Proteção às Crianças Órfãs do Feminicídio na Paraíba

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da

Você também pode se interessar
Fonte-+=