Há no Brasil quem pense que a polarização entre direita e esquerda, lulistas e bolsonaristas, é determinante para o resultado das disputas eleitorais. A máxima merece ser repensada diante do cenário deixado pelas eleições deste ano, onde o eleitor demonstrou caminhar para o Centro.
Em uma cidade do interior de São Paulo, São Bernardo do Campo (4ª maior do Estado), a quebra desse tabu foi ainda mais impactante.
No berço político do presidente Lula (PT), a campanha de um candidato comandada por paraibanos desbancou, de uma única vez, adversários apoiados pelo petista, pelo ex-presidente Bolsonaro (PL) e até pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O prefeito eleito Marcelo Lima, do Podemos, iniciou a campanha longe de ser favorito. No primeiro turno superou o candidato de Lula, Luiz Fernando (PT); e Flávia Morando (UB), apoiada por Tarcísio.
Depois disso, na segunda etapa, venceu com mais de 55% dos votos Alex Manente (Cidadania), que tinha as bençãos de Bolsonaro.
A estratégia da campanha foi feita pelos irmãos paraibanos Juarez Guedes e Bruno Guedes, que tiveram papel importante na reeleição de João Azevedo (PSB) em 2022.
Já o diretor criativo foi George Pacífico, que coordenou o marketing digital das campanhas de Romero Rodrigues (2016 e 2022) e de Bruno Cunha Lima (2020) em Campina Grande.
Por lá, os ‘paraíbas’ ficaram sendo lembrados como imparáveis. Como troféu, eles ganharam a façanha de ter ‘derrotado’ Lula, Bolsonaro e Tarcísio em uma única campanha.
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Fonte: Jornal da Paraíba