O Governo da Paraíba apresentou nesta segunda-feira (27) uma iniciativa para ampliar o setor de energia limpa no estado: o Atlas Solarimétrico da Paraíba. A ferramenta promete impulsionar o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos, oferecendo informações para investidores, consultores, pesquisadores e profissionais do setor.
O Atlas é uma plataforma interativa que utiliza um mapa georreferenciado para identificar as regiões mais promissoras para a instalação de sistemas de energia solar. Por meio dela, é possível realizar simulações de sistemas fotovoltaicos a partir de qualquer local de interesse selecionado. O objetivo é facilitar o processo de estudos e empreendimentos baseados na energia solar, contribuindo para a consolidação da Paraíba como um destaque nos cenários nacional e internacional de investimentos no setor fotovoltaico.
Além de auxiliar na identificação de áreas propícias para projetos solares, o Atlas disponibiliza informações sobre a infraestrutura existente, como subestações e linhas de transmissão, características de relevo, áreas de proteção ambiental, e outros dados relevantes. Essa abordagem abrangente permite uma análise completa do potencial energético, considerando aspectos técnicos, econômicos e socioambientais.
O desenvolvimento do Atlas Solarimétrico foi conduzido pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI), utilizando o modelo de transferência radiativa Brasil-SR. Para isso, foram empregadas imagens de satélites e dados meteorológicos provenientes de 24 estações solarimétricas em superfície. O investimento total no projeto alcançou R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios do Estado.
O governador João Azevêdo ressaltou a importância do Atlas Solarimétrico para atrair investimentos e impulsionar a economia do estado. Ele destacou que a ferramenta permitirá que empresas de todo o mundo simulem projetos na Paraíba sem a necessidade de deslocamento, facilitando a tomada de decisões e acelerando o processo de implementação de empreendimentos.
“A Paraíba cada vez mais estará no meio dos estados que poderão mudar o perfil econômico da região inteira com o hidrogênio do futuro. Esse atlas, de forma digital e disponibilizado na internet, representa uma inovação extremamente importante, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, faça um projeto básico com base nas informações disponibilizadas”, afirmou .
Deusdete Queiroga, secretario Executivo da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, ressaltou a importância do Atlas Solarimétrico como uma ferramenta para o planejamento não apenas dos usuários comuns, mas também para grandes empresas e projetistas na área de aproveitamento de energia solar.
Ele destacou que a disponibilização da ferramenta serve também para avaliar o potencial e o índice de radiação solar em diferentes regiões do estado, considerando também o relevo e as condições climáticas.
“O Estado já tem consolidado grandes investimentos tanto empresas nacionais como empresas internacionais e sem dúvida alguma o lançamento vai poder consolidar e ampliar ainda mais esse investimento. Como eu citei, já tem energia eólica e agora com energia solar”, disse.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM