A artista indígena Yarubedzé lança neste domingo (8) a sua primeira música, “Jurema de Lança na Boka da Mata”. A canção também terá um videoclipe, que será lançado no dia 22 de dezembro, em um evento que acontecerá em João Pessoa.
A música conversa diretamente com a vivência da artista indígena Kariri-Otxukayone-Tupinambá trazendo elementos da Jurema Sagrada, culto que tem suas raízes fincadas nas práticas indígenas do Nordeste. O nome faz referência ao local onde Yaru cresceu, a Mata paraibana e pernambucana, mais precisamente entre as cidades de Pedras de Fogo, Pitimbu e Itambé.
“Essa mata é a que me criou, a Mata da Praia dos Mariscos. E lá eu tenho a minha casa território, né? Meu território, meu corpo território também e, dessa maneira, eu tenho contato com os encantados daquele território”.
Equipe formada por indígenas
Mais de 90% da equipe por trás do clipe é indígena da Aliança Multiétnica, articulação de indígenas em contexto urbano da Paraíba. Para Yaru, este trabalho vem para fortalecer o resgate da memória e preservação da cultura indígena.
“Sou uma pessoa indígena, a equipe é composta por mais de 90%, de pessoas indígenas, grande parte pessoas que compõem a Aliança Multiétnica da Paraíba. Esse projeto veio através do incentivo da Aliança Multiétnica, do nosso trabalho enquanto coletivo para a gente garantir os nossos direitos e colocar a nossa voz no mundo”.
A música e clipe “Jurema de Lança na Boka da Mata” são realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado da Paraíba.
O evento
O clipe de “Jurema de Lança na Boka da Mata” será lançado no dia 22 de dezembro, na biblioteca comunitária Baobazinho, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa. Na ocasião, também serão exibidas as versões do clipe com ferramentas de acessibilidade, que são: audiodescrição, libras e legendagem.
Além das exibições do videoclipe, haverá uma roda de conversa com a equipe participante do projeto e um lanche coletivo. O evento está marcado para começar às 17h e será aberto ao público.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba