Após pressão, município de Lucena deixa de permitir abate de animais encontrados em vias públicas

 

 

O prefeito de Lucena, Léo Bandeira, voltou atrás e publicou um novo decreto retirando a possibilidade de abater animais de médio porte (suínos, caprinos e ovinos) e grande porte (bovinos e equinos), que forem encontrados nas vias públicas e não forem resgatados pelos proprietários em um prazo de 10 dias. O gestor foi alvo de críticas de órgãos de proteção animal que após publicar no último sábado (1º) a lei que autorizava o abate.

De acordo com o novo decreto, o prazo para recolhimento dos animais foi mantido. Após esse período, haverá leilão e caso o animal não seja comprado, será doado a instituições entidades protetoras e santuários de animais. No texto anterior, o animal passaria por análise veterinária de condições de consumo e seria abatido para que sua carne fosse distribuída de forma gratuita para o consumo humano em escolas municipais e também entidades filantrópicas conveniadas do município.

“Já havia um abaixo-assinado com 1,8 mil assinaturas de moradores pedindo para prefeitura intervir por causa dos acidentes. Mas para evitar polêmica, vamos ajustar o trecho do decreto e fazer a doação para essas entidades”, afirmou Léo Bandeira.

Um dos órgãos que atuou contra a medida polêmica da prefeitura foi a Promotoria de Justiça de Cabedelo, que recomendou a revogação do decreto por afrontar a Constituição Federal, a qual “impõe ao poder público o dever de proteção da fauna e da flora e proíbe práticas que submetam os animais à crueldade”.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Pedro Ivo toma posse como superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba

Pedro Ivo toma posse como superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba

    Aconteceu na tarde de ontem (05), no Auditório Celso Furtado, do Centro

Próximo
Menos estresse e mais concentração: conheça os principais benefícios do yoga

Menos estresse e mais concentração: conheça os principais benefícios do yoga

    Conhecer a si mesmo, desafiar limites e melhorar a saúde mental e física

Você também pode se interessar
Fonte-+=