Dessa vez com quórum completo, os 19 vereadores de Santa Rita realizaram, nesta sexta-feira (9), a eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025/2026. Foi eleito o vereador Epitácio Viturino (PP), em disputa acirrada com Flávio Panta (PP), com placar de 10 votos a 9.
Os dois parlamentares do PP, mas estavam em campos opostos no processo. Epitácio Viturino (PP) foi o primeiro a apresentar candidatura à presidência da Casa e contava com o apoio de parlamentares da oposição ao prefeito Jackson Alvino (PP).
Flávio Panta ingressou no chamado ‘grupo dos 8’ apenas nesta sexta-feira e encabeçou a chapa concorrente. Flávio foi secretário na gestão do primo, o ex-prefeito Emerson Panta, que foi nomeado por Alvino secretário de Articulação.
A Nova Mesa Diretora da Casa será composta, ainda, por Irmão Josivaldo, como 1º vice-presidente; Wagner de Bebé (PSD), como 2º vice-presidente; Cleidinha de Digão (PDT), como 3ª vice-presidente; Dr. João Alves (PSDB), como 4º vice-presidente; Anderson Liberato (Mobiliza), como 1º secretário; Clóvis de Loi (MDB), como 2º secretário; David Santana (PT), como 3º secretário; e Alisson Gomes (Republicanos), como 4º secretário.
Entenda a polêmica
A votação aconteceu após duas tentativas de eleição. A primeira ocorreu no dia 1º de janeiro, após a posse do prefeito Jackson Alvino, quando oito parlamentares aliados do gestor deixaram a sessão para quebrar o quórum e evitar a eleição.
Na última quarta-feira (8), os vereadores se reuniram para uma segunda tentativa de eleição da presidência da Casa, mas novamente os oito manobraram para que a votação não acontecesse.
O grupo fiel a Alvino se amparou em uma mudança no Regimento Interno da Câmara, feita no fim de dezembro do ano passado, que exigia quórum mínimo de 13 presentes para que acontecesse a sessão. Nas duas oportunidades estavam apenas 11 presentes.
Ontem, o desembargador José Guedes Cavalcanti Neto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, decidiu suspender a alteração feita no Regimento porque elas foram não cumpriram os procedimento exigidos em lei.
Com a decisão do TJPB, o chamado ‘grupo dos 8’ decidiu participar. Nesse grupo estão os vereadores Anésio Miranda (PP), Bruno O Filho de Cicinha (PP), Flávio Panta (PP) e Marinaldo (PP), que são do partido do prefeito e mais fieis a Alvino, bem como Jaqueline Justino (PSD), Lemoel Ludovico (DC), Boquinha Filho de Walter Cruz (PDT) e Otávio Bernardino (PDT).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba