Amostra da água do mar onde mancha escura foi encontrada é recolhida pela Semam de Cabedelo


				
					Amostra da água do mar onde mancha escura foi encontrada é recolhida pela Semam de Cabedelo
Mancha escura invade mar na Grande João Pessoa. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco.

As secretarias do Meio Ambiente de Cabedelo e João Pessoa, junto com o policiamento ambiental da Guarda Metropolitana, realizaram uma fiscalização nesta segunda-feira (24) no local onde foi encontrada uma mancha escura no mar da capital paraibana. A Semam de Cabedelo recolheu uma amostra da água para continuar investigando o caso.

A amostra foi recolhida para fazer um teste que checa o PH, a temperatura, a salinidade e o oxigêncio dissolvido, para entender qual a situação atual da água.

A mancha extensa, escura e com mau cheiro invadiu parte do mar na praia do Bessa perto da praia de Intermares, localizadas em João Pessoa e Cabedelo, no dia 17 de março.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) coletou amostras da água do mar para identificar as causas da mancha. O resultado deve ser divulgado nesta segunda-feira (24).

De acordo com a Sudema, a análise vai identificar se a mancha escura tem relação com esgoto ou é apenas a coloração mais escura natural do mangue. Até que os testes sejam concluídos, o órgão recomenda que banhistas evitem a área.

A mancha extensa, escura e com mau cheiro apareceu próximo à foz do Rio Jaguaribe, onde um canal liga o mangue ao oceano. De acordo com a Sudema, a barreira natural que separa os dois ambientes teria rompido devido ao volume de chuvas recentes, permitindo que água do ecossistema costeiro chegasse ao mar.

O Rio Jaguaribe, inclusive, esteve no centro de dois graves problemas ambientais em João Pessoa nas últimas duas semanas. De um lado, o rio foi flagrado cheio de espuma e, de outro, pode ser o causador da mancha escura no mar da capital.

Apesar de os dois problemas envolverem o rio, a mancha escura no mar não está diretamente relacionada à espuma que apareceu em um trecho do rio no bairro do Rangel, e vice-versa, segundo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Transporte do transformador passa a ser feito de dia na Paraíba, diz PRF

Transporte do transformador passa a ser feito de dia na Paraíba, diz PRF

Carreta com transformador está nas proximidades de Café do Vento

Próximo
Como andar em ônibus de graça na Paraíba?

Como andar em ônibus de graça na Paraíba?

O governo da Paraíba criou o programa Passe Livre Estudantil, que oferece

Você também pode se interessar
Fonte-+=