ALPB amplia assistência gratuita de saúde e bem-estar de servidores e dependentes

 

 

Sabe aquela máxima corporativa de que é preciso “separar trabalho de vida pessoal”? Hoje, especialmente após a pandemia de Covid-19 e a ascensão cada vez maior dos ambientes remotos, trabalho e vida pessoal parecem caminhar de mãos de dadas, o que torna o cuidado com a saúde ainda mais importante.

De acordo com a Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia, só no primeiro ano da pandemia, houve 193,6 mil afastamentos relacionados a acidentes ou doenças ocupacionais, a exemplo de LER (lesão por esforço repetitivo), ansiedade e depressão. Em 2022, o número saltou para mais de 570 mil afastamentos.

Embora venha ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, programas de bem-estar e saúde mental dos colaboradores ainda são um grande desafio para a maioria das empresas, por diversos motivos, a exemplo de falta de orçamento, planejamento e estrutura, etc. Na contramão dessa dificuldade, o Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) comprova que é possível oferecer um acompanhamento de saúde a seus funcionários, de forma gratuita, e com benefícios reais.

“A prevenção sempre foi prioridade para nós. Para isso, investimos no cuidado integral ao servidor e a seus dependentes, porque entendemos que só com saúde é possível trabalhar bem. Com a pandemia, o nosso desafio foi acompanhar nosso servidor e sua família longe daqui. Então, abrimos um canal online e consultamos de forma remota. Quando era necessário, fazíamos o atendimento em domicílio”, explica a diretora do departamento, Dayse Queiroga.

Inaugurado na década de 1980, quando ainda nem se falava sobre doenças ocupacionais, o Centro Médico atende todos os servidores da Casa e seus dependentes. Com assistência gratuita e cada vez mais ampla, e uma média de 2 mil atendimentos por mês, o departamento possui estrutura de ponta em quatro áreas: Divisão Médica, Assistência Social, Odontologia e Psicologia. O espaço oferece, ainda, ações específicas para os servidores inativos, com atividades de incentivo à memória e exercícios físicos acompanhados por um educador físico.

Na área médica, o departamento oferece atendimento ambulatorial com clínicos gerais e enfermeiras. Também é possível realizar exames citológicos, curativos, verificação de glicemia e pressão arterial, além de eletrocardiograma. Alguns medicamentos de uso contínuo também são distribuídos aos servidores que precisam. Com equipamentos de ponta, os servidores usufruem, ainda, de sessões de fisioterapia motora e respiratória, acupuntura, fonoaudiologia e acompanhamento nutricional.

Na odontologia, é possível realizar limpeza, restaurações e diversos outros serviços, também gratuitamente. Os servidores e dependentes têm à disposição, ainda, psicólogos de especialidades diversas, para acompanhar e fortalecer sua saúde mental. O espaço também promove ações de saúde preventivas durante todo o ano, com o “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”, “Setembro Amarelo”, e ainda campanhas de vacinação.

O Departamento de Saúde está localizado na rua Duque de Caixas, na lateral do prédio sede da Assembleia Legislativa e funciona de segunda a sexta-feira, no horário de expediente da Casa. O atendimento é prioritário aos servidores e funcionários, mas o centro de saúde também abre vagas para a população.




Clique aqui para ler a notícia em seu site original

Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Governo do Estado incentiva breaking e Festival Independente de Hip Hop será realizado em Joao Pessoa

Governo do Estado incentiva breaking e Festival Independente de Hip Hop será realizado em Joao Pessoa

    Com apoio do Governo do Estado, por meio a Secretaria da Juventude, Esporte

Próximo
‘Lula é verdadeiramente parceiro da Paraíba e do Nordeste’, diz João Azevedo

‘Lula é verdadeiramente parceiro da Paraíba e do Nordeste’, diz João Azevedo

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), destacou nesta quarta-feira (22) a

Você também pode se interessar
Fonte-+=