Adotar estilo de vida saudável é medida preventiva contra diabetes

Cerca de 8,7% da população de João Pessoa, com 18 anos ou mais, tem diagnóstico de diabetes. Desses, 10% são do sexo masculino e 8% do sexo feminino. Os dados são da última pesquisa de Vigilância e Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, e chamam a atenção para as ações preventivas contra a doença.

O endocrinologista Ednardo Parente, médico cooperado da Unimed João Pessoa, lembra que a adoção de hábitos saudáveis, tanto na alimentação, quanto em manter o corpo ativo, com atividade física, é importante para a prevenção e também tratamento da diabetes. “O que a gente diz para o paciente diabético fazer é o que todo mundo deveria praticar: alimentação saudável, rica em fibras, pobre em carboidratos e mais rica em proteína; e uma mudança no estilo de vida, com atividade física regular, pelo menos uma caminhada diária”, recomenda o médico.

O especialista ressalta ainda que o diabetes tipo 2 é o mais frequente na população e está relacionado principalmente ao estilo de vida que a pessoa tem, com hábitos alimentares ruins e sedentarismo, que podem levar à obesidade. “A prevenção é mudança no estilo de vida e evitar a obesidade que é o grande gatilho para desencadear a doença. Se você tem histórico na família com diabetes, a obesidade faz com que essa herança apareça. Já a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, e não tem como prevenir”, alerta o endocrinologista.

SINTOMAS DE RISCO

Segundo o Ministério da Saúde, a maior frequência de diagnóstico de diabetes (28%) é em pessoas com 65 anos ou mais. Entre os sintomas que podem indicar a doença estão sede excessiva, perda de peso repentina e também frequência urinária exagerada. “Esses sintomas são sinais clássicos e é preciso avaliar com um médico para tratar e ter o diagnóstico correto”, reforça Ednardo Parente.

NA MEDIDA

Na Unimed JP os beneficiários com diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes podem participar do projeto Saúde na Medida, realizada no Viver Melhor. O acompanhamento é gratuito e podem participar pessoas a partir de 18 anos. Os interessados podem se inscrever on-line (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/grupos-educacao-saude/saude-na-medida ) ou por meio do número telefônico: pelo 2106-0594.

SOBRE A DOENÇA

A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, podendo agravar o quadro.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Homem é morto a tiros na região central de João Pessoa; adolescente é ferido

Homem é morto a tiros na região central de João Pessoa; adolescente é ferido

Pedro Felipe Rodrigues de Araújo, de 30 anos,  foi morto a tiros na noite dessa

Próximo
João Gonçalves: “mentiroso”; Wallber: “folclórico”

João Gonçalves: “mentiroso”; Wallber: “folclórico”

Foto: Montagem/Paraibaonline Líder do bloco oposicionista na ALPB, o deputado

Você também pode se interessar
Fonte-+=