A vida do paraibano Pedro Américo é destaque em evento promovido pelo Comitê Cultural da Sicredi Evolução

“Uma noite de resgate da nossa memória cultural e de preservação do patrimônio histórico da Paraíba”. Foi com essas palavras que João Bezerra Júnior, presidente da Sicredi Evolução, registrou a importância e magnitude do evento promovido pelo Comitê Cultural da cooperativa em parceria com entidades parceiras.

 

O Comitê Cultural da Sicredi Evolução promoveu na noite de 26 de abril uma palestra sobre a vida e obra de Pedro Américo de Figueiredo, ilustre paraibano, um dos mais representativos artistas brasileiros no mundo.
O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina fechando a 1a Semana Cultural, realização conjunta com o próprio CRM-PB, com o apoio da Associação Médica da Paraíba, Sindicato dos Médicos da Paraíba, Academia Paraibana de Medicina, Clube Médico da Paraíba, Unimed João Pessoa e OCB-Sescoop/PB.

 

A palestra foi proferida pelo advogado e escritor Thélio Queiroz Farias, autor do livro “Além do Ipiranga: a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas”, que apresentou a importância de Pedro Américo nas artes e literatura, como um dos paraibanos mais ilustres da história. Thélio é Membro da Confraria dos Bibliófilos do Brasil (CBB), da União Brasileira de Escritores (UBE), além de outras instituições culturais. Autor de quinze livros, integra a Academia de Letras de Campina Grande e ocupa a cadeira de Pedro Américo de Figueiredo e Melo no Instituto Histórico e Geográfico de Areia (IHGA).

 

Para João Bezerra Júnior, presidente da Sicredi Evolução, “o encontro representou mais uma ação de grande importância, enobrecendo e ampliando a atuação da Cooperativa em seu propósito de estar próxima aos associados promovendo a educação e cultura”.

 

João Gonçalves de Medeiros Filho, coordenador do Comitê Cultural, ressaltou a relevância do encontro ao afirmar que o palestrante foi literalmente além do Ipiranga, enfatizando que Pedro Américo, autor do quadro “Independência ou Morte”, de 1888, principal referência para a representação da Independência do Brasil retratando o “grito do Ipiranga”, ultrapassou as fronteiras da arte, já que além de pintor, foi romancista, poeta, cientista, teórico, ensaísta, filósofo, político e professor, criador de obras de grande impacto nacional.

 

. “Os participantes desse memorável encontro cultural tiveram a felicidade em desfrutar da sapiência de Thélio Queiroz, notadamente profundo conhecedor da vida e obra de Pedro Américo”, disse João Gonçalves de Medeiros Filho.

COMITÊ CULTURAL SICREDI EVOLUÇÃO

 

O Comitê Cultural da Sicredi Evolução é formado pelos associados João Gonçalves de Medeiros Filho (Coordenador), João Modesto Filho, Manoel Jaime Xavier, Márnio Costa e Gualter Lisboa Ramalho. O objetivo do Comitê é estimular a participação e engajamento dos associados nas questões culturais, fomentando novas produções, ampliando o acesso à cultura e possibilitando a divulgação de trabalhos e atividades ligadas à arte e cultura em seus mais diferentes aspectos. Reúne em sua atuação as áreas das artes plásticas, cinema, dança, fotografia, literatura, música, poesia, teatro, desenho e pintura, além de outras expressões artísticas.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Santa Cruz-RN x Treze pela Série D 2024: Galo vence de virada e estreia com pé direito

Santa Cruz-RN x Treze pela Série D 2024: Galo vence de virada e estreia com pé direito

Começou a Série D do Campeonato Brasileiro

Próximo
Filho de João Cândido rebate Marinha: “meu pai é um herói popular”

Filho de João Cândido rebate Marinha: “meu pai é um herói popular”

Após a Marinha se manifestar contra o reconhecimento de João Cândido como herói

Você também pode se interessar
Fonte-+=