O deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) apresentou na sessão desta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa da Paraíba ações voltadas para seguimento feminino para marcar o Dia Internacional da Mulher comemorado nesta quarta-feira, 8 de março.
A primeira delas é projeto que institui a Semana Estadual de Educação, Prevenção e Enfrentamento à Endometriose, que acomete muitas mulheres, provocando alterações no ciclo menstrual causando dores devido a afecções inflamatórias.
De acordo com o projeto do deputado, as mulheres terão direito à “licença endometriose”, que tem como objetivo conceder três dias de afastamento do trabalho a todas as funcionárias do setor público e privado da Paraíba, que apresente quadro de endometriose profunda, que é um tipo mais severo da doença e não tem cura.
Outro projeto do deputado para as mulheres diz respeito à obrigatoriedade de casas de festas, bares, restaurantes, boates, clubes, hotéis e demais estabelecimentos e ambientes destinados ao entretenimento e à diversão, adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco ou vulnerabilidade.
O deputado também instituiu através de um projeto de lei dentro do Programa do governo do Estado, Opera Paraíba, o Opera Paraíba Mulher, o qual prioriza a mulher em cirurgia do tipo histerectomia parcial, total, curetagem, miectomia e outras.
“Enfim tudo que for referente a saúde da mulher para que eles tenham prioridade. E aqui quero parabenizá-las pelo seu dia. Sempre soube que a mulher não é um sexo frágil, eu digo isso tendo como referência a minha mãe, mulher forte e aguerrida. Então, toda proteção às mulheres e elas terão um porto seguro no nosso mandato”, destacou o deputado..
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online