Pomadas modeladoras capilares podem causar intoxicação; entenda os riscos


				
					Pomadas modeladoras capilares podem causar intoxicação; entenda os riscos
Vigilância Sanitária mantém apreensão de pomadas capilares irregulares na Paraíba. Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) emitiu um alerta sobre casos de intoxicação associados ao uso de pomadas modeladoras para cabelo. O aviso foi publicado após o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, identificar lesões oculares ligadas a esses produtos em Pernambuco, no dia 31 de janeiro de 2025.

Segundo a Vigilância Sanitária pernambucana, 21 pessoas tiveram complicações oculares em janeiro, sendo 13 no Recife, quatro em Olinda, duas em Paulista, uma em Jaboatão dos Guararapes e uma em Sirinhaém. O diretor-geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira, informou que as notificações de reações adversas a esses produtos aumentaram desde 2023.

Naquele ano, 116 casos de complicações oftalmológicas relacionados ao uso de pomadas foram registrados no Rio de Janeiro. “A maioria dos casos ocorreu em mulheres [95%], com idades entre cinco e 56 anos, e em apenas três casos foram mencionados os nomes dos produtos cosméticos utilizados: Alfa Looks, Infinity e Ouribel, conforme descrito em Alerta de Evento Nacional sobre Intoxicação Exógena por Uso de Pomadas Capilares em Recife/PE, emitido pela Anvisa e direcionado à Rede de Cievs e de Núcleos Hospitalares de Epidemiologia [NHE] do País”, destacou Moreira, citando o alerta da Anvisa sobre o problema.

Na Paraíba, está mantida a determinação de 4 de janeiro de 2024, que prevê a apreensão de pomadas capilares irregulares pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipais.

LEIA TAMBÉM:

A Agevisa-PB reforçou a necessidade de atenção aos riscos e orientou que apenas pomadas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sejam utilizadas. A lista oficial de produtos permitidos pode ser acessada no site oficial da Anvisa.

Moreira explicou que pomadas fora da lista são proibidas pela Resolução 3.566/2023, e sua comercialização configura infração sanitária sujeita às penalidades da Lei 6.437/1977.

A Anvisa alertou que alguns produtos podem conter substâncias tóxicas, que fazem mal à saúde. No documento enviado aos Centros de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) e Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), a agência explicou que essas substâncias podem prejudicar o funcionamento do organismo e, em casos graves, levar à morte.

Entre os principais causadores de intoxicações estão cosméticos, medicamentos, agrotóxicos e produtos domésticos. As pomadas modeladoras fazem parte desse grupo e são usadas principalmente em penteados como tranças.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Osasco é tetracampeão da Copa Brasil de vôlei feminino

Osasco é tetracampeão da Copa Brasil de vôlei feminino

Comandado por Natália, ponteira campeã olímpica em 2012, o Osasco São Cristóvão

Próximo
Preso no Ceará um dos maiores traficantes de drogas de Cabedelo

Preso no Ceará um dos maiores traficantes de drogas de Cabedelo

Considerado uma dos maiores traficantes de drogas de Cabedelo, região

Você também pode se interessar
Fonte-+=