O ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (21), em Brasília, e recebeu orientações sobre as estratégias da legenda para as eleições de 2026, inclusive sobre a construção de alianças e o lançamento de candidaturas próprias.
Embora haja um tempo considerável até o próximo o pleito, o PL quer iniciar, já em 2025, a preparação para o embate eleitoral, ano em que a sigla espera crescer em número de candidatos eleitos aos cargos majoritários e tentará reconquistar a Presidência da República.
Entre as diretrizes compartilhadas, a principal delas é a de que o PL deve priorizar o lançamento de candidaturas próprias em 2026, num contexto de fortalecimento da legenda em âmbito nacional. A construção de alianças, no entanto, não está descartada.
O ex-ministro foi informado de que eventuais composições com partidos do Centro devem ser condicionadas ao oferecimento de um palanque para Bolsonaro, que embora esteja inelegível até 2030, espera reverter sua condição jurídica e disputar novamente o Palácio do Planalto.
Entre as possíveis alianças está um entendimento com o União Brasil, do senador Efraim Filho. Atualmente, porém, o UB tem costurado o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como possível candidato à Presidência, o que poderia inviabilizar uma aliança entre os dois partidos.
Na Paraíba, o PL atualmente é presidido pelo deputado federal Wellingon Roberto, mas a construção das articulações para as eleições de 2026 passarão prioritariamente pelo grupo de Queiroga e do deputado federal Cabo Gilberto, apontados como opções da legenda para uma possível disputa majoritária.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba