Mais de 75% dos pacientes com hanseníase na PB apresentam sequelas da doença


				
					Mais de 75% dos pacientes com hanseníase na PB apresentam sequelas da doença
Janeiro Roxo conscietiza sobre o diagnóstico da hanseníase. Foto: Freepik. Janeiro Roxo conscietiza sobre o diagnóstico da hanseníase. Foto: Freepik

Em 2024, novos 416 casos de hanseníase foram registrados na Paraíba. De acordo com os números da Secretaria de Saúde, é uma redução em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 463 casos. O boletim epidemiológico revela, no entanto, que 321 desses casos novos tiveram sequelas relacionadas ao sistema nervoso.

Isso quer dizer que a cada 100 desses novos casos, 77 , ou mais de 75% dos pacientes, apresentaram algum grau de incapacidade física, uma escala que classifica os tipos e graus de prejuízo no desempenho ocupacional. A dermatologista Luciene Carvalho, explica que a presença dessas complicações da doença já apontam para a importância do diagnóstico precoce.

“Examinar o paciente e observar que ele tem grau de incapacidade física significa que o diagnóstico está sendo tardio, então esse paciente já está com a doença há muito tempo. Então o grau zero de incapacidade física é aquele paciente que está com a hanseníase, mas não tem nada que sugira que ele tem incapacidade. Grau um é quando ele já tem alteração de sensibilidade protetora ou alguma alteração na força muscular. O grau dois é quando a gente já vê, só de olhar, a gente já vê que ele tem alguma incapacidade física: cegueira, atrofia muscular, garra”, destaca a médica.

Dos outros casos, 45 foram informados como “não avaliados” e 50 permanecem sem informações (Ign/branco) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A hanseníase é uma doença lenta cujo tempo de incubação é longo: pode durar de dois a sete anos.

A médica chama atenção para a importância de quebrar a cadeia de transmissão e garantir que as pessoas que estejam em convívio com alguém infectado sejam examinadas. A recomendação é realizar a avaliação dos contatos uma vez ao ano por pelo menos cinco anos. Na Paraíba, em 2024, foram registrados 952 contatos de casos novos de hanseníase. Destes, foram examinados 75%.

Quais os sintomas da hanseníase?

A hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, causando manchas esbranquiçadas, avermelhadas, nódulos e alterações na sensibilidade da pele, como dificuldade para sentir calor, frio, tato ou dor. Em alguns casos, pode ocorrer a forma neural pura, sem lesões na pele, mas com sintomas como formigamento, dormência nas mãos e pés, e perda de força muscular.

Ao perceber esses sintomas, é fundamental procurar um médico, que fará uma avaliação clínica e, se necessário, exames complementares para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Ainda de acordo com o boletim, a doença continuou presente em 64 municípios da Paraíba tanto em 2023 quanto em 2024. Por isso, a incidência da hanseníase no estado é considerada alta. Em nível internacional, o Brasil foi considerado o segundo país do mundo com maior incidência de hanseníase.

A médica Luciene Carvalho, que atua no Hospital Clementino Fraga, unidade de referência estadual, falou sobre o combate à doença.

“Nós somos endêmicos, o que significa que a gente tem que estar sempre de olho, principalmente a estratégia de saúde da família, que é onde o paciente vai ter, teoricamente, a porta de entrada no serviço de saúde. Ela tem que estar sempre olhando, fazendo busca ativa, porque hanseníase é uma doença bem antiga, mas atual. Ela nunca deixou de existir. É uma doença que tem cura hoje, que a pessoa tratada, a pessoa fica curada, pelo menos mais de 98% dos pacientes. mas o primeiro passo é melhorar o acesso aos serviços de saúde e informar a população“, pontuou.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Botafogo-PB vence clássico contra Auto Esporte e segue líder do Paraibano 2025

Botafogo-PB vence clássico contra Auto Esporte e segue líder do Paraibano 2025

O Botafogo-PB conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato

Próximo
Filme 'Inexplicável' chega ao streaming em fevereiro de 2025

Filme 'Inexplicável' chega ao streaming em fevereiro de 2025

Filme ‘Inexplicável’ chega nos streamings em fevereiro de 2025

Você também pode se interessar
Fonte-+=