O Aeroporto Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, registrou um crescimento expressivo de 12,2% no número de passageiros em 2024, movimentando 1,6 milhão de viajantes, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Aena Brasil. Esses números consolidam o aeroporto como o 20º mais movimentado da rede global da Aena e o 4º mais visitado do Brasil no último ano.
LEIA TAMBÉM:
Ainda conforme operadora, o desempenho do terminal de João Pessoa está acima da média nacional da concessionária, que movimentou mais de 43,3 milhões de passageiros em 2024, um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior.
O terminal também teve um aumento de 17,2% nas operações de pousos e decolagens, totalizando 15,5 mil.
Além de João Pessoa, outros aeroportos do Nordeste administrados pela Aena também registraram crescimento. Recife movimentou 9,6 milhões de passageiros (+6,1%), enquanto Maceió alcançou 2,7 milhões (+14,2%).
Em níveis nacionais, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi o maior na quantidade de embarques e desembarques, com mais de 23,1 milhões de viajantes em 2024, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.
Em termos percentuais, Uberaba, Minas Gerais, teve o maior crescimento, com alta de 22% no número de passageiros (total de 100.255); seguido de Carajás com um aumento de 21,9% (216.803), e Santarém, que teve acréscimo de 17,9% (523.670).
Como reflexo da alta procura pela cidade, a Azul Linhas Aéreas informou que João Pessoa vai receber 24 novos voos entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março, período de Carnaval em todo Brasil. Os voos são partem do Aeroporto de Campinas (SP) e do Aeroporto de Belo Horizonte (MG). O aumento na frota é um reflexo da alta procura pela cidade durante o verão.
João Pessoa em alta
Recentemente João Pessoa foi classificada como o 3° destino internacional com mais possibilidade de ser procurado para 2025, segundo pesquisa divulgada pela Booking.com, uma das maiores empresas de viagens do mundo. No relatório, João Pessoa aparece na lista dos 10 destinos em alta para o próximo ano, e fica atrás apenas das cidades Sanya, na China, e Trieste, na Itália.
De acordo com a pesquisa da Booking.com, a tendência é que em 2025 o público procure por locais que estejam fora dos roteiros tradicionais de viagens, priorizando destinos autênticos, entre os quais se encontram a capital paraibana.
A fama de João Pessoa como sendo a “Porta do Sol”, devido à sua localização no extremo leste da América do Sul, onde o sol nasce primeiro, é um grande atrativo para os turistas, ainda conforme a Booking.com.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba