O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para cidades da Paraíba, com validade até as 10h da quarta-feira (15). Os alertas apresentam diferentes níveis de gravidade, classificando as condições meteorológicas como de perigo potencial e perigo.
O primeiro alerta, de nível amarelo, prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos com velocidades de 40 a 60 quilômetros por hora. O risco para a população é considerado baixo, mas podem ocorrer cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Para as localidade que estão sob alerta amarelo, as recomendações são de não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Já o segundo alerta, de nível laranja, aponta para chuvas mais intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. As condições oferecem um risco elevado, com possibilidade de quedas de árvores, alagamentos significativos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Para as localidades que estão sob alerta laranja, as recomendações são de não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em casos de emergência, mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Cidades em alerta laranja de perigo de chuvas intensas
- Aguiar
- Aparecida
- Bernardino Batista
- Boa Ventura
- Bom Jesus
- Bonito de Santa Fé
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Carrapateira
- Conceição
- Coremas
- Curral Velho
- Diamante
- Ibiara
- Igaracy
- Itaporanga
- Joca Claudino
- Lastro
- Manaíra
- Marizópolis
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Nova Olinda
- Pedra Branca
- Piancó
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Princesa Isabel
- Santa Cruz
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- Santana dos Garrotes
- São João do Rio do Peixe
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- São José de Princesa
- Serra Grande
- Sousa
- Tavares
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis
Cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
- Todas as cidades da Paraíba
O que significam as cores dos alertas do Inmet?
Alerta amarelo: perigo potencial
A classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Alerta laranja: perigo
A classificação aponta que a previsão significa ‘perigo’. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz..
Alerta vermelho: grande perigo
Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. É importante destacar que o aviso vermelho é o mais preocupante, mas o instituto recomenda medidas preventivas que podem contribuir para proteção antes das fortes chuvas:
- desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
- observar a alteração nas encostas permanecer em local abrigado
- em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos
- as informações sobre a sua cidade ou região podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Como consultar os alertas do Inmet
As informações sobre os avisos para cada estado estão disponíveis no site do próprio Inmet.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba