Universidades da Paraíba cancelam bonificação regional; entenda o que muda




				
					Universidades da Paraíba cancelam bonificação regional; entenda o que muda
UEPB é a única que afirmou que vai manter o benefício para estudantes paraibanos. Divulgação/UEPB

A bonificação regional de 10% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concedida por algumas universidades paraibanas para estimular o ingresso de estudantes locais, sofreu alterações significativas em 2025. Enquanto as universidades federais da Paraíba decidiram suspender o benefício, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) optou por mantê-lo. Confira abaixo o que muda em cada instituição.

O que é a bonificação regional?

A bonificação regional é um acréscimo de 10% na nota final do Enem oferecido a candidatos que:

  • Residem ou concluíram o ensino médio na Paraíba;
  • Obtiveram o certificado de conclusão pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) na Paraíba.

Essa política foi adotada por diversas universidades públicas para valorizar estudantes locais, mas não é cumulativa com outras ações afirmativas, como cotas.

UFPB cancela bonificação após três anos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) implementou a bonificação regional em 2021, com previsão de duração até 2024, conforme a Resolução CONSEPE Nº 43/2021.

Após o período experimental de três anos, a UFPB optou por não renovar a bonificação, seguindo recomendação do Ministério da Educação (MEC).


				
					Universidades da Paraíba cancelam bonificação regional; entenda o que muda
Divulgação/UFPB

A orientação do MEC foi baseada no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou o benefício inconstitucional por discriminar candidatos de outros estados.

A partir de 2025, candidatos da Paraíba não terão o acréscimo de 10% em suas notas do Enem para ingresso na UFPB pelo Sisu.

UFCG também segue segue entendimento do STF

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também suspendeu a bonificação que foi implantada em 2022.

A decisão atende ao posicionamento do STF, que, ao julgar a Reclamação nº 65.976, concluiu que a bonificação regional viola o princípio de isonomia por estabelecer critérios de origem para beneficiar determinados candidatos.

A UFCG aplicava a bonificação de forma diferenciada, sendo 10% de acréscimo em cursos com até 50% de ocupação por paraibanos, e 5% em cursos com mais de 50% de ocupação por candidatos do estado.

IFPB também suspende a bonificação

Ao JORNAL DA PARAÍBA, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) informou que não adotará a bonificação estadual no Sisu, assim como a UFPB e UFCG. O Instituto adotava o benefício desde 2022 quando uma portaria criou a Cota de Inclusão Regional.


				
					Universidades da Paraíba cancelam bonificação regional; entenda o que muda
Foto: Kleide Teixeira. Kleide_Teixeira

UEPB mantém bonificação regional

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou que continuará oferecendo o benefício aos estudantes paraibanos, conforme liminar ganha na Justiça.

A decisão é sustentada pela Lei Estadual nº 12.122/2021, que assegura a bonificação de 10% na nota do Enem para alunos que concluíram o ensino médio no estado.

A UEPB afirma que sua autonomia como instituição estadual permite a manutenção da política, independentemente das orientações do MEC para o Sisu.

Qual é o entendimento do STF?

O Supremo Tribunal Federal decidiu que critérios de bonificação baseados na origem do candidato são inconstitucionais por ferirem o princípio da igualdade previsto na Constituição. O entendimento tem como base a decisão proferida na Reclamação nº 65.976 e dessa forma, as bonificações regionais informadas nos Termos de Adesão de qualquer instituição de ensino não serão computadas no Sisu 2025.

Posição do MEC

O Ministério da Educação (MEC) informou que as instituições de ensino superior possuem autonomia para definir políticas afirmativas, mas recomendou que repassou às instituições as orientações do STF.

O que muda para os estudantes?

Candidatos paraibanos não terão o acréscimo de 10% em suas notas para ingresso via Sisu. Eles disputarão as vagas com base apenas no desempenho bruto no Enem, sem benefícios regionais.

Para candidatos da UEPB, a política de bonificação permanece inalterada. Candidatos que concluíram o ensino médio na Paraíba ainda poderão contar com o acréscimo de 10% em suas notas, conforme as regras previstas pela instituição.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Postos de combustíveis de João Pessoa são notificados para explicar aumento

Postos de combustíveis de João Pessoa são notificados para explicar aumento

Aumento de 10% no preço da gasolina é investigado por possíveis irregularidades

Próximo
Polícia Militar prende, na Paraíba, acusado de femínicídio ocorrido no Rio de Janeiro

Polícia Militar prende, na Paraíba, acusado de femínicídio ocorrido no Rio de Janeiro

A Polícia Militar localizou e prendeu, na Paraíba, um foragido da Justiça

Você também pode se interessar
Fonte-+=