O basquete Unifacisa voltou às quadras do NBB e viajou até São Paulo para enfrentar o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, na noite desta quinta-feira, pela décima sétima rodada do campeonato.
O time de Campina Grande, que havia vencido o São Paulo na última rodada, confirmou o bom momento no NBB, vencendo o Corinthians fora de casa, pelo placar de 68 a 66. Com a vitória a Unifacisa chega a 13 vitórias na temporada e encosta na briga pela sexta posição.
Os destaques da partida ficaram por conta de Trevor Gaskins, cestinha da Unifacisa com 17 pontos, 3 rebotes e 2 assistências. Antônio com 11 pontos e 4 rebotes. Guilherme Hubner, com 10 pontos e 2 rebotes, seguidos por Jimmy, com 9 pontos, 2 rebotes e 2 assistências.
A Unifacisa já volta às quadras no próximo sábado, 04, quando encara o Pato Basquete fora de casa, às 18h, no Ginásio do Sesi. A partida não terá transmissão televisiva nem por youtube.
O Jogo
1º quarto – Unifacisa 22 x 21 Corinthians
Os donos da casa saíram na frente com boa jogada dentro do garrafão, mas a resposta da Unifacisa foi imediata com André Góes, convertendo a primeira bola de 3 pontos do jogo.
O Corinthians então partiu para cima, imprimindo um volume alto de jogo com jogadas rápidas, ocupando bem o garrafão paraibano para pontuar e abrir uma leve vantagem.
Já os ataques da Unifacisa passaram pela linha de 3 pontos, com Hubner, Jimmy, Antônio e Gaskins convertendo uma bola do perímetro cada, além de jogadas pontuais dentro do garrafão, quando o espaço surgia.
O Corinthians esteve à frente durante todo o período, até o último segundo, quando Gaskins bateu o cronômetro com mais uma bola de 3 para colocar a Unifacisa com um ponto de frente, antes do fim do período.
2º quarto – Unifacisa 19 x 16 Corinthians
As defesas entraram no segundo período com respostas mais efetivas parando os ataques e com isso o volume de jogo caiu, de ambos os lados, com as equipes tendo dificuldade de finalizar jogadas.
Com isso, os times buscaram um pouco mais a linha de lance-livre, onde a Unifacisa teve um aproveitamento de 62%, contra os 25% do Corinthians.
Nos chutes de 3 pontos o time paraibano não teve um volume tão grande, mas quando arriscou foi bem eficiente, convertendo 60% das tentativas e a combinação foi suficiente para manter o time de Campina Grande na frente do marcador no intervalo da partida.
3º quarto – Unifacisa 13 x 13 Corinthians
A Unifacisa saiu na frente na volta do vestiário, mas alguns erros na finalização de jogadas acabaram impedindo que a equipe ampliasse para uma vantagem mais confortável.
O Corinthians aproveitou a oportunidade para encostar no placar com bons ataques de Rojas e Mãozinha, mas a Unifacisa trabalhou bem na defesa, roubando bolas em momentos importantes, não permitindo a virada corintiana.
As ações ofensivas do time de Campina passaram a ocorrer dentro da área pintada, Gerson foi muito bem utilizado e teve 100% de aproveitamento.
O ataque, no geral, não teve a mesma eficiência dos períodos anteriores, mas foi assertivo o suficiente para manter os paraibanos na liderança.
4º quarto – Unifacisa x Corinthians
Com a partida aberta no período final, as marcações apartaram e o jogo ficou mais pegado. O Corinthians teve a vantagem nos rebotes, que mantiveram a equipe viva na briga pela vitória.
Já do lado da Unifacisa, as ações individuais mantiveram a equipe na frente do placar. Gerson voltou a aparecer com jogadas importantes e Trevor Gaskins chamou a responsabilidade e teve a frieza na finalização dos ataques para fechar a partida, assegurando a vitória da Unifacisa, fora de casa, pelo placar de 68 a 66.
“Fizemos um jogo muito bom, conseguimos ter o controle da partida para nos manter na frente do placar durante a maior parte do tempo. Abrimos vantagens algumas vezes, o Corinthians, que tem uma equipe muito forte, soube correr atrás do placar, mas acredito que nossa experiência prevaleceu hoje para que a gente saísse do jogo com o resultado positivo. É uma vitória que nos dá muita confiança, tanto por ser fora de casa, como por ser contra uma equipe que está à nossa frente, então nós conseguimos diminuir essa distância, agora é seguir com esse trabalho, para buscar a melhor classificação e carregar essa energia para os Playoff’s”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.
Entrepreneur passionately dedicated to creating value for society through innovative products and ideas. Co-founder and CEO of Datarisk.