Quando é pago o décimo terceiro salário do INSS?


				
					Quando é pago o décimo terceiro salário do INSS?
Foto: Divulgação

Os aposentados, pensionistas e pessoas que começaram a receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de junho deste ano terão direito a receber o décimo terceiro do INSS em parcela única. O pagamento dos benefícios de novembro começa nesta segunda-feira, 25 de novembro, e vai até 6 de dezembro, variando de acordo com o final do benefício e se o valor é igual ou superior ao salário mínimo.

Quem já recebia o 13º salário antes deste mês teve o depósito do 13º efetuado entre abril e maio deste ano – a antecipação ocorre desde 2020, época da covid-19.

O depósito do 13° salário do INSS pago entre 25 de novembro e 6 de dezembro será feito para os novatos, ou seja, para quem se aposentou entre os meses de junho e outubro. O pagamento é feito primeiro para quem tem direito a um salário mínimo, atualmente em R$ 1.412. A partir de 2 de dezembro, é depositado para quem tem direito a um valor maior. Os depósitos serão encerrados em 6 de dezembro.

O valor do benefício é baseado no salário mensal da aposentadoria e a quantidade de meses em que o benefício foi depositado. O benefício será pago a 2.016.620 milhões de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que obtiveram seus benefícios a partir de junho deste ano.

Para quem ganha até um salário mínimo:

  • Benefício com final 1: 25 de novembro
  • Benefício com final 2: 26 de novembro
  • Benefício com final 3: 27 de novembro
  • Benefício com final 4: 28 de novembro
  • Benefício com final 5: 29 de novembro
  • Benefício com final 6: 1º de dezembro
  • Benefício com final 7: 2 de dezembro
  • Benefício com final 8: 3 de dezembro
  • Benefício com final 9: 4 de dezembro
  • Benefício com final 0: 5 de dezembro

Para quem ganha acima do piso nacional

  • Benefício com final 1 e 6: 1º de dezembro
  • Benefício com final 2 e 7: 3 de dezembro
  • Benefício com final 3 e 8: 6 de dezembro
  • Benefício com final 4 e 9: 7 de dezembro
  • Benefício com final 5 e 0: 8 de dezembro

				
					Quando é pago o décimo terceiro salário do INSS?
Divulgação/INSS

Para esses beneficiários, os valores serão creditados na folha de novembro, em parcela única, junto com o pagamento do benefício mensal. No entanto, circulam em redes sociais e sites que “será lançada folha extra de 13º salário para quem recebeu no meio do ano”, “pagamento de 14º salário” e “13º salário para quem recebe BPC”. Essas informações não são verdadeiras.

Desde 2020, quando o INSS começou a creditar as parcelas do 13º no primeiro semestre do ano, o assunto tem originado notícias falsas (fake news). O INSS explica que não há nenhuma previsão legal para esse tipo de pagamento e orienta cautela ao clicar em links com informações sobre o abono de Natal, ou suposta lista de beneficiários.

Também serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Na hipótese de fim de benefício programado para antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiário de Renda Mensal Vitalícia, não recebem o 13º salário.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
PF encontrou comprovantes de votação, pix e lista de nomes ligados a traficante em Cabedelo

PF encontrou comprovantes de votação, pix e lista de nomes ligados a traficante em Cabedelo

Prefeitura de Cabedelo é um dos alvos da operação

Próximo
Escolas municipais de Campina Grande iniciam matrículas para veteranos

Escolas municipais de Campina Grande iniciam matrículas para veteranos

As matrículas dos alunos veteranos das escolas da Rede Municipal de Campina

Você também pode se interessar
Fonte-+=