Parlamentares federais paraibanos cobraram, neste sábado (23), o Governo Federal para a liberação imediata de recursos para a Operação Carro-Pipa. O serviço foi suspenso por falta de verbas e 159 cidades do estado podem ficar desabastecidas a partir da próxima segunda (25).
O coordenador da bancada federal, deputado Murilo Galdino (Republicanos), informou ao Jornal da Paraíba que a bancada federal está ‘atenta’. Ele disse que a suspensão envolve a liberação de uma dotação orçamentária.
Segundo ele, a bancada irá cobrar o retorno das atividades ao Governo Federal. Ele informou, também, que terá uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, na próxima terça-feira (26) para debater uma solução para o problema.
“Isso será resolvido o mais rápido possível”, prometeu.
Já o deputado federal Wellingon Roberto (PL) classificou a suspensão da Operação Carro-Pipa como algo “grave”. Ele disse que vai propor uma reunião da bancada federal, no início da semana, para discutir soluções definitivas para a questão.
“Eu mesmo vou reivindicar que seja feita essa reunião, pois acredito eu que isso [a suspensão da operação] é uma inércia do próprio Governo, e logicamente se o dinheiro não vem o Exército não tem como arcar com essas despesas”, disse.
Na avaliação do deputado, a suspensão da operação também tem a ver com a retenção de recursos das emendas parlamentares por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O país parou e as dificuldades das prefeituras, através de seus gestores, não é somente na questão do abastecimento de água, mas também em outras áreas, com obras paradas”, afirmou.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado, disse que conversou com integrantes do Governo Federal para a liberação dos recursos já no início da próxima semana. “É uma questão orçamentária”, disse.
Em nota, o senador Efraim Filho, líder do União Brasil, classificou como ‘inadimissível’ a situação. Ele defendeu a possibilidade de obstruir votações de interesse do Governo até que o problema seja solucionado de forma definitiva.
“É a época mais quente do ano. É impensável que os municípios fiquem sem água”, afirmou.
Suspensão da Operação Carro-Pipa
Responsável pela execução do serviço, o Exército Brasileiro divulgou uma nota confirmando a suspensão da Operação Carro-Pipa a partir da próxima segunda-feira (25).
Na Paraíba, o serviço leva água a potável para 159 municípios da Paraíba e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).
O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército enviou aos coordenadores da Defesa Civil que a suspensão da Operação ocorre devido à retenção de recursos financeiros pelo Governo Federal.
Em nota, o Exército afirma que vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba