Pilotos da Fórmula 1 podem perder posição no campeonato por ativismo

Apesar dos protestos de pelo menos nove dos 20 pilotos da F1 e de preocupação do presidente da categoria, Stefano Domenicali, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) segue firme com a nova regra que vai limitar ativismo no esporte.

A entidade detalhou a medida e adiantou as punições previstas para o caso, que vão de advertências à perda de posições no campeonato ou exclusão.

A definição de protestos políticos, religiosos ou pessoais será analisada pelos comissários de cada etapa, e incluem o uso de imagens, gestos, ações ou palavras. Max Verstappen, Lewis Hamilton, George Russell, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Lando Norris, Alexander Albon, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen se opuseram ativamente contra a regra.

Em 2022, o presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem criticou abertamente Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Lando Norris por suas manifestações dentro da F1 a favor de causas como o direito da mulher, da comunidade LGBTQIA+, o antirracismo e os cuidados com a saúde mental.

Na última sexta-feira, a entidade divulgou um documento no qual detalha a nova regra, criada para “proteger o compromisso de neutralidade do automobilismo” e que considera ancorada no “compromisso da FIA de não discriminar ninguém por raça, cor da pele, gênero, orientação sexual, etnia ou origem social”

Vale apontar, no entanto, que a própria entidade permitiu no ano passado uma manifestação dos pilotos, a favor da Ucrânia, na eclosão da invasão da Rússia ao país – e excluiu o GP da Rússia do calendário pelo mesmo motivo.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Flamengo chega a Quito, palco do primeiro jogo da Recopa

Flamengo chega a Quito, palco do primeiro jogo da Recopa

O Flamengo chegou ao palco do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana no fim da

Próximo
VÍDEO: Homem é morto a tiros em salão de festas de condomínio na Zona Sul da Capital

VÍDEO: Homem é morto a tiros em salão de festas de condomínio na Zona Sul da Capital

O post VÍDEO: Homem é morto a tiros em salão de festas de condomínio na Zona Sul

Você também pode se interessar
Fonte-+=