A advogada Anna Carla Lopes tomou posse nesta terça-feira (12) no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Ela assume a cadeira destinada ao quinto constitucional da OAB-PB em uma das sete vagas que foram abertas na Corte Estadual este ano.
Anna Carla foi eleita a mais votada dentre os advogados, encabeçando tanto a lista sêxtupla encaminhada ao TJPB quanto à lista tripla, definida pelos desembargadores. Foi nomeada pelo governador João Azevêdo (PSB) menos de seis horas após a forma da lista tríplice.
Na posse, a nova desembargadora destacou a importância da nossa missão no Judiciário paraibano, com atenção especial para valorização e respeito à classe da advocacia, que a escolheu com mais de três mil votos. “Assumo meu compromisso de servir a todos com os meus conhecimentos, senso ético e dedicação absoluta da justiça e da equidade”, afirmou.
Homenagem a Fátima Lopes
A magistrada dedicou a posse à sua mãe. “A garra, a luta, o exemplo, a coragem, a fé de Fátima Lopes estão aqui, em mim. Foi a chama dela que iluminou o meu caminho e me fez chegar aqui, para ser luz na vida de quem chora a dor de injustiças. Fátima Lopes me abriu portas, ela soou em meu ouvido a certeza de que jamais haverá justiça sem igualdade”, exaltou a empossada.
Após o discurso emocionado da desembargadora Anna Carla Lopes Correia Lima, foi exibido um vídeo com momentos em família, homenageando a mãe da magistrada, a defensora pública Fátima Lopes.
Quem é Anna Carla
Anna Carla Lopes tem 41 anos e 17 anos de experiência na advocacia, é especializada em Direito de Família e Sucessões, mestra em Direito Internacional e traz um legado jurídico significativo.
Anna Carla é membro da Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal da OAB. Foi conselheira por dois triênios, presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessão da OAB/PB por três triênios e vice-presidente da Associação de Direito de Família e Sucessão (ADFAS – Seccional PB).
É filha da defensora pública Fátima Lopes, que dedicou sua carreira à defesa dos direitos dos mais vulneráveis, especialmente em casos de violência de gênero e defesa da mulher. Fátima Lopes morreu em um acidente de carro, no cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa com a Prefeito José Leite, no sentido Centro-Praia, em João Pessoa. O marido de Fátima, Carlos Marinho, ficou gravemente ferido. O motorista do outro veículo, Eduardo Paredes, estaria embriagado.
Em quase duas décadas de atuação na advocacia, Anna Carla se destacou em casos de família e sucessões, sempre pautada pela ética e pelo respeito aos direitos humanos.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba