O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD, de João Pessoa, lança neste carnaval uma pré-campanha de orientação sobre cuidados com uso e abuso das drogas, respondendo aos apelos do dia 20 de fevereiro dedicado ao combate às drogas e ao alcoolismo.
Conforme a presidente do COMAD, Inise Machado, o objetivo é replicar a este desafio empreendendo esforços, visando implantar uma agenda de ações educativas sobre esta temática que tem preocupado as autoridades e afetado a sociedade de modo geral.
O consumo de substâncias psicoativas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos dos novos tempos. “Este fato exige que o poder público e a sociedade civil partilhem responsabilidades na busca de alternativas e estratégias mais eficientes visando a diminuição do uso indevido de drogas”, afirma Inise Machado.
Uma das diretrizes básicas do COMAD é a articulação para o estabelecimento de parcerias com o poder público e a sociedade civil, através das organizações, sempre no sentido de cuidar recuperar, socializar e educar no sentido de evitar que mais adolescentes e jovens experimentem essas substâncias nocivas à saúde.
Um dos motivos que mais influenciam o uso de substâncias psicoativas é a influência de grupos de amigos, aliado à desinformação sobre os males que causam à saúde corporal, espacialmente, à saúde mental.
Associados a estas razões vem a desagregação da família, curiosidade, sentimento de rejeição, solidão, mau exemplo dos adultos entre uma série de outros motivos constatados por especialistas.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM