Nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), o projeto Viva o Centro com Música promete envolver o público em uma experiência cultural única, com um repertório que abrange desde a música lírica e clássica até o canto, passando pelo jazz, blues e sons regionais e internacionais. O evento acontece no Centro Cultural de São Francisco (CCSF), a partir das 17h30. A iniciativa é gratuita e aberta para todas as idades. O local conta com estacionamento acessível na parte posterior da igreja, no bairro do Roger.
As apresentações começam com os integrantes do Curta Ópera PB, com o barítono Eduardo Cunha Lima e o tenor Leonardo Domingos, acompanhados pelo pianista Hamurabi Ferreira. No repertório música líricas com árias europeias. Na sequência se apresenta o Sexteto Paraíba de Metais, formado atualmente por Alex Torres e Yuri Galdino (trompetes), Jorge Brito (trombone), Ana Karolina (trompa), Ivanilson Silvestre (tuba) e Lucas Anderson (bateria). O grupo se destaca pela sonoridade única e versatilidade, interpretando desde música clássica até popular brasileira e contemporânea.
Na sexta-feira (8), também no Centro Cultural São Francisco, haverá uma breve apresentação de ópera com os cantores líricos Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhados pelo pianista Hamurabi Ferreira. Excepcionalmente nesta sexta o combo instrumental Rubacão Jazz não se apresenta, voltando as suas apresentações normalmente na semana seguinte.
‘Viva o Centro com Música’ – O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec-JP), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa através da cultura, especialmente a música.
O ‘Viva o Centro com Música’ também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM