O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Josy Kelly, professora de redação, comentou sobre o tema e falou que a temática surpreendeu alguns professores, mas segue o padrão do Enem.
“Nós, enquanto professores, ficamos um pouco surpresos porque o Enem trabalhou com o eixo cultural recentemente, em 2022, e aí veio novamente, ainda mais com as mesmas palavras, como ‘desafios’. Então, isso acabou nos assustando, mas isso não impede que o candidato tenha um bom desempenho”, disse a professora.
A prova costuma explorar temas atuais, como diversidade, desigualdade e cultura, para estimular uma visão crítica entre os jovens. Josy Kellu explicou que a escolha temática gerou expectativas e discussões sobre a importância de ampliar os eixos abordados no exame, permitindo que o Enem funcione como um espaço de visibilidade para temas que muitas vezes são pouco explorados nas práticas pedagógicas.
“O Enem seguiu essa linha de raciocínio de trabalhar com o eixo social, com o eixo cultural, e nós víamos com a expectativa dele [Enem] romper com isso, abordando outros eixos, outras temáticas que já tem um tempo que não é cobrado na prova. O Enem traz esse tema super pertinente, atual, necessário, e que precisa ter visibilidade. Então, por isso que ele fala dos desafios com relação a herança africana, para que a gente realmente consiga dar visibilidade a essa temática, a essa cultura, a esse povo, então o candidato conseguiria falar de muita coisa, e o próprio texto motivador ajuda a isso”, enfatizou Josy Kelly.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
- Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
- Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
- Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
- Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
- Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
- Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
- Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
- Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
- Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
- Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba