Manuscritos de mais de 200 anos da Câmara de João Pessoa são descobertos e passam a ser estudados pelo Curso de História da UFPB

Alunos do terceiro período do curso de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão participando de uma Oficina de Iniciação à Pesquisa, nestas quinta-feira (24) e sexta-feira (25), utilizando documentos históricos encontrados da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), datados de mais de 200 anos.

De acordo com o professor do curso de História, Ângelo Pessoa, desde que os documentos foram trazidos da Câmara para a UFPB, os alunos estão estudando, debruçados sobre eles. “É um trabalho complexo, porque são documentos manuscritos de mais ou menos 200 anos, com uma escrita difícil de ser decifrada e transcrita”, afirmou.

Segundo o professor, os documentos foram encontrados na Secretaria Legislativa da Câmara e trazidos para a UFPB, sobretudo pela importância histórica deles, mas também para preservá-los, uma vez que retratam a realidade da época vivida. “Inicialmente fizemos o acerto de levar os documentos para a Casa de José Américo. Mas, por conta da localização da Fundação ser em uma área de praia e os manuscritos terem sido escritos com uma tinta com alto teor de ferro, eles poderiam se deteriorar devido à maresia. Por isso, achamos por bem trazê-los para a Universidade”, acrescentou.

Angêlo Pessoa destacou que, basicamente, os documentos são formados pelos livros de ofícios, os expedidos pela Câmara de João Pessoa para outros órgãos, e algumas correspondências recebidas. “Os manuscritos são do período logo depois da Independência e, particularmente, depois do movimento chamado Confederação do Equador, em que houve um grande enfrentamento político e militar, com uma grande batalha na Paraíba, sobretudo na cidade de Itabaiana”, ratificou.

Para o professor, as oficinas são de grande importância para o amadurecimento dos alunos. “Essa experiência será um lastro para eles, pois não é todo dia que se tem a oportunidade de analisar documentos de 1823 e tentar imaginar o que eles significam, o que está escondido por trás deles, quem escreveu e o que estava pensando quando escreveu”, finalizou.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Eleições 2024: entenda por que o futebol é interrompido em dia de votação no Brasil

Eleições 2024: entenda por que o futebol é interrompido em dia de votação no Brasil

Neste domingo (27), o Brasil realiza as eleições municipais de segundo turno

Próximo
Homem morre após sofrer choque elétrico enquanto podava árvore em João Pessoa

Homem morre após sofrer choque elétrico enquanto podava árvore em João Pessoa

Um homem de 25 anos morreu, na manhã deste domingo (27), após receber um choque

Você também pode se interessar
Fonte-+=